Vasco

Vasco

terça-feira, 19 de abril de 2016

HISTORI&LENDAS DA COLINA - ARANHA

Em 1940, o inglês Harry Welfare estava de volta ao comando do time vascaíno. E conquistou a Taça Luiz Aranha, o primeiro torneio internacional interclubes no Brasil, disputado em 14 de janeiro, em São Januário. Após o título, o Vasco entrou em jejum de taças e só parou com  quando o uruguaio Ondino Vieira montou o "Expresso da Vitória" que, a partir de 1944 passou oito anos no trilho das vitórias.
 
2 - Luiz Aranha, o homenageado, presidiu a Confederação Brasileira de Desportos-CBD,  entre 1936/1943. Era irmão do presidente vascaíno Cyro Aranha (1942/1944; 1946/1948; 1952/1954) e do ministro Oswaldo Aranha, que ocupou as pastas da Justiça, Fazenda e Relações Exteriores, nos governos Getúlio Vargas de (1930/1945 e 1951/1954).
CAIU NA TEIA DA COLINA e conviveu com TRÊS Aranhas  

3 - O Torneio Luiz Aranha, além de Vasco, o sexto colocado do Estadual-RJ-1939, teve Flamengo, campeão carioca daquele ano; Botafogo, o vice da mesma temporada; Independiente, bicampeão argentino-1938/1939, e San Lorenzo, o quinto do Campeonato Argentino do mesmo 1939. Nos moldes dos Torneios Inícios, em um só único dia, teve jogos de 20 minutos, com dois tempos de 10, cada, até as semifinais. A final foi 30 minutos (15 x 15). Para chegar ao título, o Vasco venceu o Independiente, por 1 x 0, com gol marcado por Orlando Fantoni, aos três minutos do primeiro tempo, e o San Lorenzo (0 x 0 no tempo regulamentar), após prorrogação, de 10 minutos ( 5 x 5), por ter cedido menos escanteios – decisão por pênaltis só a partir de 1948. 
SEM PREFERÊNCIA GEOGRÁFICA, foi buscar a taça na linha de fundo.

4 - Durante os 30 minutos de Vasco 0 x 0 San Lorenzo, os cruzmaltinos cederam três escanteios (corner), por  Zarzur, Argemiro e Florindo, enquanto os argentinos dois, por Morales e Farias. Como zerava tudo para a prorrogação, quase ao final, Orlando Rosa Pinto (tio do futuro vascaíno Jair Rosa Pinto) atacou e Zubieta mandou a bola para a linha de fundo. Foi o lance do título da "Turma da Colina" no primeiro torneio internacional disputado por aqui, testemunhado por cerca de 10 mil espectadores, que proporcionaram renda superior a 24 contos de réis, a moeda substituída, em 1942, pelo cruzeiro.
FICOU MAIS, três vezes, “ON THE CORNER”, e menos uma, na hora de estar “IN FRONT OF” a taça

5 -  Vasco 1 x 0  Independiente, em 14 de janeiro de 1940, em São Januário, pelo Torneio Luiz Aranha, em dois tempos de 10  minutos, cada, teve arbitragem do argentino Eduardo Fortes. Gol de Orlandao Fantoni, aos 3 minutos da 1ª etapa. O Vasco jogou com: Nascimento, Jaú e Florindo; Figliola, Zarzur e Argemiro; Lindo, Fantoni, Villadoniga, Nino e Orlando. O Independiente foi: Bello, Languinetti e Lecea; Fuentes, Leguizamón e Martinez; Villarino, Coll, Erico, Sastre e Zorrilla.
TÍTULO CONQUISTADO por um time que tinha Florindo e Lindo. Tudo muito lindo. 

6 -  Vasco 0 x 0 San Lorenzo (Vasco 1 escanteio x zero na prorrogação) teve apito do brasileiro Mário Vianna. O Time da Colina usou: Nascimento, Jaú e Florindo; Figliola, Zarzur e Argemiro; Lindo, Fantoni, Villadoniga (Luna, no tempo regulamentar), Nino e Orlando. O San Lorenzo alinhou: Herrera, Terzolo e González; Zubieta, Farias e Morales; Fattone, Ballesteros, Langara, Botini e Nunes.
A TORCIDA VIU, LOGO, QUE FARIAS, do San Lorenzo, não faria nenhum gol. Também, não prometeu que faria. 

7 - Antes do Torneio Luiz Aranha, Independiente e San Lorenzo estavam no Rio de Janeiro,  disputando amistosos. Ganhavam todas, como San Lorenzo 5 x 1 Botafogo; Independiente 8 x 1 Botafogo; Independiente 4 x 3 Flamengo e San Lorenzo 1 x 0 Flamengo. Contra o Vasco, o San Lorenzo encontrou mais resistência: 1 x 0. Mas os vascaínos se reabilitaram, diante do Independiente, mandando 5 x 2. Depois, formaram um Combinado Vasco-Flamengo-Botafogo, que foi goleado, por 6 x 1, pelo Combinado Independiente-San Lorenzo.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário