Vasco

Vasco

domingo, 8 de maio de 2016

VASCO 1 X 1 BOTAFOGO - BICAMPEÃO

O empate de hoje, no Maracanã, somado à vitória, por 1 x 0, no domingo passado, valeu o 24º título da temporada estadual para a "Turma da Colina". O sexto de forma invicta, tendo o último sido em 1995. Hoje, com oito dos 11 titulares tendo mais de 30 anos de idade. E uma conquista merecida e inquestionavelmente, em jogo nervoso que teve cartões amarelos para Rodrigo, Andrezinho, Jorge Henrique, Nenê e Rafael Vaz.
 A partida começou eletrizante. Aos dois minutos, Riascos poderia ter balançado a rede, após corta-luz de Julio dos Santos. Mas chutou fraco e o goleiro Jefferson defendeu. No lance seguinte, os alvinegros responderam, mas Martín Silva defendeu o chute de Gegê, que voltou a tentar, aos 10, para nova defesa do goleirão uruguaio. Aos 30, Andrezinho chutou, de longe, mas errou o alvo. Aos 42, Bruno Silva voltou a colocar Martín Silva para trabalhar, defendendo chute forte. Na última jogada do primeiro tempo, Nenê cobrou escanteio na cabeça de Jorge Henrique, que errou a finalização.
No segundo tempo, o Vasco teve ao seu favor uma falta cobrada por Rodrigo, com Jefferson fazendo a defesa no meio do gol, aos três minutos. Na sequência, o Botafogo abriu o placar com Leandrinho, de cabeça, complementando cruzamento de Diego. Aos 10, Rafael Vaz, que entrara no lugar de Luan, no intervalo, cabeceou para o fundo da rede, aproveitando cruzamento de Nenê em cobrança de falta.
Com 1 x 1 no placar, os botafoguenses pressionavam e os vascaínos contra-atacavam. Aos 19, Luís Ricardo, chutou para o canto direito defendido por Matín Silva, que fez mais uma defesa. Aos 23,  Gegê chutou ao gol, mas para fora. O Botafogo pressionava e o Vasco se segurava, com sua defesa "parecendo uma fortaleza", no dizer do zagueiro Rodrigo.
Nenê (D), fotografado por Paulo Fernandes, de www.vasco.com.bra
Mas a rapaziada também atacou. Em um dos lances, Riascos driblou um arcador, pela esquerda, e serviu Andrezinho, que chutou em cima da defesa alvinegra. Houve cinco minutos de acréscimos, mas nada mais aconteceu. O caneco foi para São Januário. Seria tri, se o Flamengo não tivesse sido beneficiado, em 2014, com um gol em impedimento.
  
        08.05.2026 (domingo)
VASCO 1 X 1 BOTAFOGO. Segundo jogo das finais do Estadual-RJ. Local: Maracanã. Juiz: Leonardo Cavaleiro. Público presente: 60.000.  Pagante: 53.634. Renda: R$ 2.705.750. Gols: Leandrinho , aos 2, e Rafael Vaz, aos 10 min do 2º tempo. VASCO: Martín Silva; Madson, Luan (Rafael Vaz), Rodrigo e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Julio dos Santos (Yago Pikachu), Andrezinho e Nenê; Jorge Henrique e Riascos (Diguinho). Técnico: Jorginho Amorim. BOTAFOGO: Jéfferson; Luis Ricardo, Joel Carli, Emerson Silva e Diogo Barbosa (Diego); Bruno Silva, Rodrigo Lindoso, Gegê e Leandrinho (Neilton); Juan Salgueiro e Ribamar. Técnico: Ricardo Gomes.

            CONFIRA OS OUTROS TÍTULOS INVICTOS DO VASCO

Campeonato Carioca-1924 - A Liga Metropolitana de Desportos Terrestres organizou a competição, por pontos corridos, dividindo os times pelas Séries A e B da Primeira Divisão. Por fim, houve uma finalíssima entre os campeões de cada grupo. A "Turma da Colina" obteve 16 vitórias, em 16 compromissos, com Vasco da Gama 1 x 0 Bonsucesso – gol de Cecy –, no jogo entre o campeões das Séries A e B, em 30.11, no campo da Rua Prefeito Serzedello, no bairro do Andaraí, apitado por Eduardo Pinto da Fonseca. VASCO, campeão da Série A, em  5 de outubro de 1924, por 2  x 0 Mackenzie, no mesmo local ciado acima, alinhou: Nelson, Leitão e Hespanhol; Brilhante, Bolão e Arthur; Paschoal, Torterolli, Russinho, Cecy e Negrito. O BONSUCESSO, campeão da Série B, teve: Ary, Alvarenga e Pamplona; Olavo, Eurico e Jorge; Ernesto, Caballero, Mico, Lucio e Manequinho.

Campeonato Carioca-1945 -  A Federação Metropolitana de Futebol optou pelos  pontos corridos e, em 18 jogos, os vascaínos venceram 13 e empataram cinco. Na última rodada, Vasco 2 x 2 Flamengo, em  18.11, no estádio da Gávea, apitado por Alceu Rosa de Carvalho. Os gols de Adilson, aos 10, e Vevé, aos 25 minutos do primeiro tempo, tendo o "Almirante" empatado, por intermédio de Isaías, aos 12 e aos 22 minutos do segundo tempo, etapa em que o rubro-negro Biguá foi expulso de campo, por brigar com o árbitro e isso resultar em invasão de campo, pela torcida, e jogo terminando 15 minutos antes do tempo regulamentar. Mas, para os cruzmaltinos, isso não fazia diferença, pois eles já  haviam sido campeõs, antecipadamente, em 11.11, vencendo o Madureira, em São Januário, por 4 x 0. O time do VASCO da última rodada foi: Rodrigues, Augusto e Rafagnelli; Berascochea, Ely, e Dino; Santo Cristo, Ademir, Isaías, Jair e Chico. FLAMENGO: Luís Borracha, Newton e Norival; Biguá, Bria e Jayme; Adilson, Zizinho, Tião, Perácio e Jarbas.

Campeonato Carioca de 1947 - Ainda sob organização da Federação Metropolitana de Futebol, foram mantidos os pontos corridos. Em 20 prélios, o Vasco venceu 17 vitórias e empatou três. Na rodada final, venceu o Madureira, por 2 x 1 Madureira, em 28.12, na casa do adversário, estádio da Rua Conselheiro Galvão. O árbitro foi Carlos de Oliveira Monteiro, o "Tijolo", e os tentos vascaínos foram de Lelé e Friaça, um em cada tempo, com Esquerdinha descontando para o "Madura". No entanto, a rapaziada já tinha o título carioca na conta., desde 07.12, no Vasco 0 x 0 Botafogo, em São Januário.   O VASCO do jogo final escalou: Barbosa, Augusto e Rafagnelli; Ely, Danilo e Jorge; Djalma, Friaça, Dimas, Lelé e Chico. MADUREIRA: Milton, Danilo e Godofredo; Arati, Hermínio e Mineiro; Lupércio, Pedro Nunes, Durval, Adir e Esquerdinha.  

 Campeonato Carioca de 1949-  O novamente, A Federação Metropolitana de Futebol optou pelos pontos corridos. A rapaziada papou esta , em 20 pegas, com 18 vitórias e dois empates. Na última rodada, Vasco 2 x 1 Botafogo, em 11.12, em São Januário. O juiz foi Mário Gonçalves Vianna e os goleadores da partida Ademir Menezes, aos 14 minutos do primeiro tempo e aos 10 do segundo, com Zezinho, aos  24 da mesma etapa, fazendo o tento alvinegro. Foi um encontro, meramente, para cumprir tabela, pois a moçada já era campeã desde 20.11, quando mandara 3 x 1 Madureira, em Conselheiro Galvão. O time do último ato contou com: VASCO: Barbosa, Augusto e Wilson; Ely, Danilo e Alfredo II; Maneca, Ipojucan, Heleno, Ademir e Chico. BOTAFOGO: Ari, Gérson e Marinho; Rubinho, Ávila e Juvenal; Zezinho, Geninho, Octávio, Jaime e Braguinha.

Campeonato Estadual-1992.  A  organização já foi da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, substituta da Federação Carioca de Futebol, após a fusão dos Estados da Guanabara e do Rio de Janeiro. O torneio seguiu por  pontos corridos, com final ente os campeões das Taças Guanabara e Rio de Janeiro, ambas vencidas pelos vascaínos, dispensando jogo decisivo. Em 24 refregas, os vascaínos ganharam 18 e empataram seis. No encerramento da disputa, rolou Vasco da Gama 1 x 1 Flamengo, valendo pela Taça Rio, em 06.12, em São Januário, apitado por Jorge Travassos, com gols de   Edmundo, aos 14, e de Marcelinho, aos 36 minutos. Fora um jogo para cumprimento da tabela, pois o caneco já era da galera vascaína desde 24.11, quando o placar marcou Vasco 1 x 0 Bangu, , em São Januário. O último VASCO da competição formou assim; Carlos Germano; Luís Carlos Winck, Jorge Luís, Tinho e Eduardo; Luisinho, Leandro (Sidnei), Carlos Alberto Dias e Edmundo; Bismarck (Geovani) e Roberto. FLAMENGO: Gilmar; Cláudio (Aelson), Winson Gottardo, Rogério, Júnior Baiano e Piá; Fabinho, Uldemar e Júnior; Marcelinho e Nélio. 
 
Campeonato Estadual-2016 – A  Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro manteve os pontos corridos e armou semi-final e final. Em 18 jogos, foram 14 vitórias e quatro empates vascaínos, com o jogo final, em 08.05, sendo Vasco 0 x 0 Botafogo, no Maracanã, dirigido por Leonardo Garcia Cavaleiro. o "Almirante" mandou este VASCO ao gramado: Martín Silva; Madson, Rodrigo, Luan e Julio César; Marcelo Mattos, Julio dos Santos, Andrezinho e Nenê; Jorge Henrique e Riascos. BOTAFOGO: Jefferson; Luis Ricardo, Carli, Emerson Silva e Diogo Barbosa; Rodrigo Lindoso, Bruno Silva, Gegê e Leandrinho; Salgueiro e Ribamar. 

Um comentário: