Vasco

Vasco

segunda-feira, 16 de maio de 2016

BELAS NA ESPORTIVA - BELÍSSIMAS


Meu caro desportista! Você já imaginou um atleta disputando uma partida de tênis, usando uma touca, um lenço no pescoço, luvas e patins? Esquisito, não é mesmo? Só poderia ser coisa de norte-americano. Nos Estados Unidos, eles inventam de tudo, pra aquecer as diversas modalidades que praticam. Pois inventaram o tênis no gelo, na década-1950. E quem apresentou a invenção à "Manchete Esportiva" foi a modelo canadense Pamela Dru, pelo Nº 122, de 22 de março de 1958. Uma outra diferença do tênis tradicional é o short e as meias furadinhas. Nada de saiote. Tá valendo?


My dear sportsmanHave you ever imagined an athlete playing a tennis match, wearing a capa scarf around his neckgloves and skatesBizarre, is not itOnly thing could be americanIn the United Statesthey invent all, to warm the modalities they practice. For invented tennis on icein the early-1950. And who presented the invention to the "Headline Sportswas the canadian model Pamela Dru at No. 122 of 22 march 1958 Another difference is the tadicional tennis shorts and socks furadinhasNothing kilt. 're worth?    

                                                                  BELA BA FONTE
                   
2 - Vera Maria Fontenelle, brotinho fotografado por Jankiel,  foi o que se podia chamar, sem susto, de uma supercampeã. Aos 22 anos, medindo 1m70cm de altura, já tinha arrastado 70 medalhas, dentro de uma incrível lista: esgrima, ciclismo, hipismo, natação (nados crow e costas)a, saltos ornamentais, vôlei e basquete. E, além de fazer o atletismo, também, beliscou vices em  vela, tênis e arco e flecha. Uma fera, feríssima, confere?
Vera, de início, foi nadadora botafoguense, em 1948, aos 16 anos. As vitórias só levaram um ano para chegar. Mas, então, desafiando os desafios, ela viu o balé aquático, encantou-se com a  sua graça, e mudou de modalidade, além de virar uma tricolor
Eleita a universitária mais eficiente, em 1955, Vera não poupava loucuras para ser a “mais, mais”. Estudou no Colégio Andrews e, à época do ensaio para a  “Manchete Esportiva  Nº 9, de janeiro de 1956, estava na reta final do curso de Educação Física. 
Naquela ocasião, o seu barato já eram os saltos ornamentais, pois se amarrara na vertigem que lhe passava. Deles, colecionava uma medalha de bronze do Campeonato Brasileiro, mas a sua meta era ser a melhor de todas no novo setor, como fora nos demais por onde passara.
Como mulher, Vera achava que todas elas deveriam se esforçar para serem simpáticas e alegres. Para isso, recomendavas a prática e roupas bem esportivas. Se possível, usarem o perfume “Femme”, que considerava passador de glamour. “E quem não precisa disso”, indagava a garotinha, que preferia a cor azul, por ser a do céu, em dias bons para se praticar esportes.  

                                    ESPORTE TOTAL
3 -  A mineira Maria José Fonseca, a Zezé, era a jovem na qual se poderia colocar a faixa de um hipotético concurso “Mulher Esporte”.  Enquanto encontrasse tempo para praticar alguma modalidade, contassem com ela.
 Cedo, ela aprendeu a nadar e a ganhar. Cursou a Escola Nacional de Educação Física de Minas Gerais e tornou-se professora do Ginásio Municipal de Belo Horizonte. Dizia aos alunos que “ginástica faz bem ao corpo e à alma” . tanto bem que, além do trabalho, ela, ainda,  trabalhava para a Federação Aquática Mineira. 
 O atletismo foi um outro amor de Zezé. Foi ao Campeonato Brasileiro que a modalidade promoveu, em Porto Alegre, e voltou à Minas Gerais com a medalha de bronze dos 200 metros rasos. Aquilo foi só o ponto de partida para ele perder a conta das medalhas levadas pra casa por conta do atletismo.
 Após as braçadas aquáticas e as corridas terrestre, Zezé enveredou-se pelo basquetebol, defendendo o time do Minas Tênis Clube. Tá bom por aí? Que nada. Zezé encontrou tempo para praticar, também, o voleibol, vestindo a camisa do América belo-horizontino, como levantadora. Então, Zezé Fonseca era, ou não, uma autêntica mulhersporte?    (AGUARDAR FOTO DE ZEZÉ)  


 

   



Nenhum comentário:

Postar um comentário