Vasco

Vasco

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

UM MARCIANO APRONTA NA COLINA

Reprodução de capa de disco
Anotado nos registros dos 18 de fevereiro: 18008 - Dom João VI criava a Escola de Medicina da Bahia, a primeira do Brasil; 1930 - Clyde Tombaugh (1906 a 1997), astrônomo norte-Americano, descobria Plutão; em 1942, o durante a II Guerra Mundial, o navio brasileiro Olinda foi torpedeado na costa da Virgínia-USA.
 Nasceram  na data: Enzo Ferrari, automobilista e empresário italiano (1898 a 1988); 1933 - Yoko Ono, cantora e artista plástica japonesa; 1945 - Edir Macedo, religioso e empresário brasileiro; 1954 - John Travolta, ator norte-americano; 1957 - Christiane Torloni, atriz brasileira; 1977 - Kátia Cilene, cantora dos tempos do iê-iê-iê.  
Entre quem já vestiu a jaqueta vascaína, chegaram nos 18 de fevereiro: 1967 - o zagueiro Marco Aurélio Cunha dos Santos, deixado pela Dona Cegonha, no Rio de Janeiro, para ser campeão do Estadual-RJ-1988 e do Brasileirão-1989. Disputou 55 pugnas pela Turma da Colina e marcou um gol.
 Em 1978, quem chegou, na mesma cidade, foi o atacante Fabrício Carvalho Pereira. Revelado nas bases do Vasco da Gama, ficou pela Colina durante cinco temporadas, de 1996 a 2001, tendo sido promovido a profissional em 1997. Em 1999, fez o passe passe para Edmundo marcar o gol de número 6 mil da história do futebol vascaíno
O golaço de bicicleta de Walter
Nas tabuletas da história, uma das celebrações dos 18 fevêra chama-se Basco 3 x 1 Bonsucesso, de virada, pelo Campeonato Carioca-1956 - Bonsuça havia aberto o placar aos 55 segundos. 
O cara da foto (C) é Válter Marciano, autor de dois tentos, o segundo de bicicleta, como você vê na outra foto - reproduzida de Manchete Esportiva
 Hélio; Paulinho de Almeida e Haroldo; Laerte, Orlando e Beto; Sabará, Válter, Pinga, Alvinho e Parodi foi a Turma do Válter. 
Válter entre o presidente Pires do técnico Flávio Costa (D)
Em um  18 de fevereiro, em 2004, o Vasco da Gama atuou sob um dos menores públicos de sua história. 
Em noite de quarta-feira, em São Januário, mandou 5 x 0 Flamengo-PI, assistido por apenas 418 pagantes, o que fez o tutu da pugna não pagar as bolas do prélio pela Copa do Brasil.  
Marcelinho Carioca, Morais, Ygor, Valdir Bigode e Victor Boleta foram os matadores de piauienses, a mando do chefe Geninho, que mandou pro relvado:  Fábio, Claudemir, Wescley (Fabiano), Santiago (Coutinho) e Victor Boleta; Ygor, Rodrigo Souto, Morais (Léo Macaé), e Robson Luis; Marcelinho Carioca e Valdir Bigode.
No 18 de fevereiro de 2009, o raio caiu, pela segunda vez,  nos costados dos rubro-negros de Teresina: Vasco 4 x 1, novamente, pela Copa do Brasil, mas no terreiro dos nordestinos, o Estádio Alberto Silva, em Teresina,  com o técnico Dorival Júnior escalando Jéferson, Élton (2) e Paulo Sérgio pra bater na rede -  Tiago; Paulo Sérgio, Fernando, Titi e Ramon; Amaral, Nilton, Jéferson (Mateus) e Carlos Alberto (Alex Teixeira); Rodrigo Pimpão (Faioli) e Élton foi a tripulação da nau do Almirante. 
Em 2012, pela Taça Guanabara, placar  magrinho: Vasco 1 x 0 Boavista, com gol por Kim e o chefe Cristóvão Borges usando time misto para ser visto por 1.743 pagantes - Fernando Prass; Fagner, Renato Silva, Douglas e Max; Nilton, Eduardo Costa, Diego Rosa e Diego Souza (Jonathan); Willian Barbio (Johncley) e Alecsandro (Kim) atuaram.


Nenhum comentário:

Postar um comentário