Vasco

Vasco

terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

O TIMAÇO PRIMEIRÃO E DA ESCADINHA

Marchal Deodoro,
reproduzido de Wikipedia

 Eleição do primeiro presidente da República brasileira, o- Marechal Deodoro da Fonseca, em 1891; ciação da Diocese de Salvadora-BA, a primeira do Brasil, pelo Papa Júlio III, em 1551, mesma temproada da abertura oficial dos I Jogos Pan-Americanos, em Buenos Auires-ARG,  pelo presidente Juan Domingos Perón, são três grandes registros dos 25 de fevereiro.
 Portanto, uma data de primeirões, como o Vasco da Gama, primeiro campeão sul-americano de clubes campeões, como veremos já!
 Nesta mesma data, nasciam o grande pintor francês Pierre-Auguste Renoir (1841 a 1919); o tenor lírico italiano Enrico Caruso (1873 a 1921 e o beatle George Harrison (1943 a 2001).
Para o futebol, a Don Cegonha trouxe, em 1935, o ponta-esqueda José Macia, o Pepe, o carinha que mais gols marcou, depois de Pelé, pelo Santos, e, em 1943, o campeão da Copa do Mundo-1970, Wilson Piazza, que fez nome pelo Crueiro-MG.
O Kike passou pelo Departamento de Encomendas da Colina, mas não constatou nenhuma entrega, pela Dona Cegonha. Mas, consultando o Garoto do Placar, anotou barbaridades no caderninho. Tá´qui!
Em 1948, pelo I Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões no continente, evidentemente - originou a Taça Libertadores -, o Vsco da Gama enquatrou o peruano Municipal: 4 x 0, com Friaça (2), Ismael e Lelé bagunçando as redes nesta disputa que foi no Chile – jogo em uma quarta-feira, assistido por 29.452 desportistas, que aplaudiram esta rapaziada do técnico Flávio Costa: Barbosa (Barcheta), Wilson e Rafagnelli; Ely, Danilo e Jorge; Djalma, Friaça, Maneca (Dimas), Lelé (Ismael) e Chico.
Ao final desta disputa, o Almirante carregou o caneco para São Januário, tornando-se o primeiro brasileiro campeão no exterior.
 Pior, ainda, foi para o mexicano Necaxa: 5 x 1, em 1954, amistosamente, fora de casa, com Alvinho (2), Ademir Menezes, Sabará e Djair saindo pro abraço. Galera que cincou: Ernâni, Mirim (Alfredo-II) e Bellini; Fernando Fantoni, Danilo e Jorge; Sabará, Maneca, Alvinho (Vavá), Ademir Menezes e Djayr.
Batido um por 4 e outro por 5, o Almirante aproveitou pra fazer uma escadinha, mandando 6 x 0 América, de Três Rios-RJ, em uma quinta-feira, pelo Estadual-RJ, diante de 1.029 pagantes, em São Januário.
Valdir mandou ver, clicado por www.vascocom.bra
Valdir Bigode (2), Bismarck (2), Carlos Alberto Dias e Alexandre Torres foram, a mando do chefe Joel Santana, os impiedodos, dentro desta escalação: Carlos Germano; Cláudio Gomes (Tinho), Jorge Luiz, Alexandre Torres e Cássio; Luisinho, Leandro Ávila (Sidney), William e Carlos Alberto Dias; Bismarck e Valdir Bigode.
 Fora da escadinha dos 4, 5, 6, a moçada de 2004 escreveu 2 x 1 Madureira, também, pelo Estadualzaço. Quem bateu? Fábio; Claudemir, Wesley, Santiago e Vitor Boleta; Ygor, Rodrigo Souto, Marcelinho Carioca e Robson Luís (Cadu); Alex Alves (Coutinho)e Valdir Bigode (Anderson), que tiveram o trteiandor Geninho por mandatário desses escritos nas tabuletas de São Januário.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário