Vasco

Vasco

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

VASCO, TIME BOM NA PARTE DAS TRIPLETAS


Em 1616, um suejito que  enxergava muito, um tal de Galileu Galilei, não segurou a língua (e as vistas) e andou espalhando que a Terra orbitava o Sol. A Santa Madre Igreja Católica Apostólica Romana não gostou nada do papo e o expulsou de suas hostes. Passa o tempo e, em 1815, o glorioso Napoleão Bonaparte das fugas, escapou da prisão na Ilha de Elba.
Presidente Venceslau Baz
reprodudizo de capa de revista
Bááá! Trilegal! - pro Napu, diriam os gaúchos. Mas, trilegal mesmo, nos 26 das fevereiranças foi a tripleta, como falam os paulistasque o Almirante sapecou pra cima de Goytacaz-RJ (3 x 0); Madureira (3 x 1) e Uberlândia (3 x 1). 
Se o Vasco da Gama pudesse pegar estas tripletas trilegais e jogar no túnel do tempo, quem comemoraria junto seria Bufallo Bill, aquele militar nascido, nos Izêitis, no 26 do fevêra de 1866  e que viveu até 1917, quando o Almira estava começando a rolar a maricota.
 Chapinha do Almirante, no entanto, ele escalou um xará para sassaricar pela Colina, entre 1973/1974, o Buffalo Bill registrado por Oswaldo Faria e que muitos pensam ser goinao, mas nasceu mineiro e foi campeão brasileiro-1974.
 Nesses rolos vascaínos, a rapazida, impiedosa, andou tacando a porrada em vários times que jogavam um futebool miserável, mais miserável do que o tema de um livro escrito pelo francês Victor Hugo, outro nascido nos 26 fevereiristas e que eteve por aí até 1885, quando o Búfallo Bill, o original, já estava com 19 nos costados, aprontando. 
 Um desses times que andaram apresentando ludopésio miserável diante do cruel Almirante foi o Bangu, castigado, em 1929, por 9 x 1. Mas teve dia, também, em que a rapaziada esteve meio-pão dura, sem querer tirar o escorpião do bolso. Mandou só 1 x 0 nos alvirrubros. Acoteceu no 26 de fevereiro de 1966, pelo Torneio Rio-São Paulo, sabadalmente, no Maracanã. 
DETALHE: O ex-vascaíno Roberto Pinto fez o gol vascaíno, miseravelmente, jogando contra a própra burra (cofre), sob a conferência de 13.964 pagantes. Seu Zezé Moreira escalou para a economia do dia: Pedro Paulo; Joel Felício, Brito, Fontana e Oldair,  Maranhão e Lorico; Luisinho, Danilo Menezes, Célio e Zezinho.  
Roberto Pinto (E) foi do Vasco e, jogando contra
o Vasco, marcou gol para o Vasco
Nem só Vicor Hugo, de gente importante, pintou pelo planeta, nos 26 do 2. Nesse time chegou, ainda, em 1868, o mineiro Venceslau Brás, que presidiu o Brasil, de 1914 a 1918, e ficou por aqui, até 1966, quando o Almirante levantou a I Taça Guanabara. 
Se Venceslau presidiu o Brasil, o Vasco da Gama presidiu dois 3 x 1 nos 26 fevereireiro. Anote:

Vasco 3 x  1  Uberlândia, amistoso de 1978,  na casa do convidante, o Parque do Sabiá, no Triângulo Mineiro. Paulinho (2) e Roberto Dinamite balançaram as redes, com o Vasco, treinado por Orlando Fantoni e sendo: Mazaroppi; Gaúcho, Marcelo, Geraldo e Marco Antônio; Zé Mário, Paulo Roberto e Guina; Capitão, Roberto Dinamite e Paulinho.

Vasco 3 x 1 Madureira valeu pela 10ª rodada da primeira fase do Estadual-RJ-2003, no estádio da Rua conselheiro Galvão, com Marrcelinho Carioca, Edinho e Petkovic espantando as muriçocas pousadas nas redes do deswafiante. O chefe Antônio Lopes usou: Fábio; Wellington Monteiro, Alex, Wellington Paulo e Edinho (Claudemir); Bruno Lazaroni, Henrique (Rodrigo Souto)e Petkovic; Marcelinho Carioca, Valdir e Sousa (Cadu).


Nenhum comentário:

Postar um comentário