Vasco

Vasco

sábado, 1 de fevereiro de 2020

HISTÓRA DA HISTÓRIA - GOLEADAS


Vascaíno aniversariante do 01.02
Nos 1º de fevereiro, o Vasco da Gam marcou 17 tentos, em três jogos desoficiais, como falava Sabará, segundo o seu amigo e fotógrfao Gervário Bastista: 1 - em 1948, em seu primeiro amistoso contra o Coritiba-PR, na fase do "Expresso da Vitória", mandando 7 x 2 no Coxa - tremenda covardia da parte de um dos times mais fortes do planeta e que, no dia, alinhou: Barbosa, Augusto e Wilson: Ely, Danilo (Moacyr II) e Jorge; Friaça (Ismael), Maneca (Nestor), Dimas, Lelé e Djalma; 2 - em 1979, sapecou 5 x 0 Taguatinga, no DF, quando o zagueiro Abel Braga, hoje, o seu treinador, era o xerifão desta rapazida: Leão; Gilson Paulino, Abel Braga, Geraldo e Marco Antônio; Helinho (Zé Mário), Guina e Paulo Roberto; Wilsinho, Paulinho e Ramon (Nenê); 3 - em 1998, sapecou 5 x 0 Americano, de Campos-RJ, pelo Estadual-RJ. Foi em São Januário, diante de 1.001 pagantes. Turma o dia: Márcio; Vítor, Odvan, Mauro Galvão e Felipe (Maricá); Luisinho (Fabrício Eduardo), Nasa e Ramón;  Brener (Dias), Pedrinho e Luizão.
Golear o Americano, por 5 x 0, era normal para os vascsaínos, que já o haviam feito em 23 de maio de 1979; em 24 setembro de 1981 e em 20 de novembro  de 1991. 
A data tem registrado mais duas vitória legais: Vasco 2 x 0 Saprissa, na Costa Rica, em 1954, e  3 x 1 Bangu, em 2012, no Estádio Proletário, ambos nas casas dos adversários.  
O primero dia de fevereiro registra, ainda, o nascimento de um futebolista que vestiu a jaqueta vascaina, o apoiador Zé Mário, cria do Bonsucesso e que, antes de chegar à Colina, passara pela dupla Fla-Flu.
O Almira foi o terceiro time de José Mário de Almeida Barros, carioca que, passou  por São Januário, entre 1976 e 1979,  e, por lá, colecionou os títulos de campeãoda Taça Guanabara e do Estadual, ambos da temporada-1977.
No primeiro dia do fevereiro de 1954,m o Vasco fazia a América. Abrindo "giro cucaracha", constante de 17 jogos, começou vencendo o Saprissa, da Costa Rica, por 2 x 0, com Alvinho comparecendo ao filó nas batidas na rede. O time: Ernâni, Jorge, Bellini, Fernando Fantoni e Alfredo II; Danilo, Maneca e Djayr; Ademir Menezes (Vavá), Alvinho e Ipojucan.


Nenhum comentário:

Postar um comentário