Vasco

Vasco

domingo, 16 de abril de 2023

DINAMITE VASCO PÓS-COPA DO MUNDO-78

 Roberto Dinamite, com três gols  - Áustria (1) e Polônia (2) – foi o atacante que mais gols marcou para a Seleção Brasileria que disputou a Copa do Mundo-1978, na Argentina, juntamente com o também vascaíno e meio-campista Dirceu Guimarães, este contra Peru (2) e Itália - também, bateram na rede Nelinho (2), Reinaldo e Zico (de pênalti). Em cinco jogos – Áustria, Peru, Polônia, Argentina e Itália -, o Dinamite balançou a roseira, como bordejavam os speakers de antigamente, aos 40 minutos do primeiro tempo, em Mar del Plata, e aos 57 e aos 63, em Mendoza. 

  Depois a Copa, a rede andou um pouco distante do Dinamite, que precisou de quatro 44 mintos do terceiro compromisso para “ré-explodí-la”: em Vasco da Gama 3 x 0 Americano, deixano três bolas na caçapa –as outras aos 15 e aos 25 minutos do segundo tempo, diante de 12.306 pagantes que compareceram às bilheterias de São Januário - antes, ficara devendo nos 2 x 2 Cruzeiro (02.07.1978) e nos 2 x 0 Volta Redonda-RJ (05.07). Time das "ré-visitas" ao filó: Mazaropi; Orlano Lelé, Abel Braga, Gaúcho e Marco Antônio Feliciano; Zé Mário, Helinho (Zanatta) e Dirceu Guimarães; Guina (Wilsinho), Roberto Dinamite e Paulinho Massariol, chefiados pelo gaúcho Carlos Froner.   

Roberto Dinamite comemora o gol marcado contra os austríacos

A seguir, o “executor” Roberto Dinamite voltou a ficar devendo, em Vasco 1 x 0 Bahia (12.07), com o Maracanã recebendo 36.644 pagantes, mas reacertou o calibre do pé bom de dinamitagem, em Vasco 3 x 1 Corinthians (16.07), no Maracanã, fazendo mais dois tentos para o “garoto do placar” anotar – o Dirceuzinho fez um. Diante dos corintianos, os seus gols foram assistidos por mais gente: 56.202 pagantes.

Roberto Dinamite marcou mais dois gols, em mais seis jogos do Brasileirão, depois da Copa do Mundo-1978: em  Vasco 1 x 1 Caxias-RS (19.07) e em Vasco  1 x 1 Grêmio-RS (30.07), ambos na casa dos adversários. Na disputa nacional, totalizou 13 saídas para o abraço, entre 26 de março a 30 de abril, e de dois de julho a seis de agosto, dentre 18 dos 30 compromissos do Almirante na competição que teve o vascaino Paulinho Massariol sendo o principal artilheiro daquele Brasileirão-78, com 19 gols. Por falar em 19, este foi, também, o número de gols marcados pelo Dinamite durante o Campeonato Carioca, após o Mundial da Argentina, quando terminou (e liderou) a corrida pela artilharia, igualado aos flamenguistas Zico e Cláudio Adão.

OBS: o recorte desta foto me foi presenteado pelo fotógafo Gervário Batista, autor do clic e que trabalhava junto comigo na antiga Radiobras, atual EBC-Empresa Brasileira de Comunicação. Segundo ele, a imagem fora publicada pela revista Manchete Esportiva. O letreiro eu montei.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário