Vários atletas vascaínos deixaram o Almirante a ver navios e nunca mais vestirasm a jaqueta da Turma da Colina. Alguns, na verdade, se mandaram porque foram sacaneados pelos cartolas. Pelo menos, foi o que muitos disseram, como o eterno zagueiro-capitão Hidraldo Luís Bellini e o ponta-direito Sabará (Onophre Anacleto de Souza). Para os torcedores cruzmaltinos, eles não deixaram São Januário, só andaram fazendo um rolé por fora da Colina, com o coração batendo lá dentro.
Dirceu vascainou, em 1977/78, e voltou dez temporadas depois
Roberto Dinamite fez parte do time dos que fizeramum rolé por fora da Colina, mas voltou, após três saídas, respectivamente, para o espanhol Barcelona, a paulista Portuguesa de Desportos e o carioca Campo Grande.
De todas as saídas, as mais choradas foram as do eterno capitão Bellini e a do atacante Sabará. O primeiro considerou-se desprezado pelo Vasco da Gama, ao ter o seu passe negociado, com o São Paulo, em 1962, após 10 temporadas na Rua General Almério de Moura, entre 1952 e o último jogo, em 4 de fevereiro de 1962, em Vasco 3 x 1 Sergipe, amistosamente, em Aracaju. De sua parte, o ponteiro, embarcado à nau do Almira, pelo mesmo 1952, ficou até 18 de junho de 1964, data de seu último jogo, Vasco 2 x 1 Bangu, amistosamente, em Moça Bonitas-RJ. Teve uma saidinha, em 1963, para o América-RJ, e, em 1964, do Vasco foi para a Portuguesa-RJ.
Dos vascaínos que foram embora e nunca mais deram as caras em São Januário, para citar poucos, estão Pacoti (Francisco Nunes Rodrigues) atacante, de 1958/1959, e Edmur (Pinto Ribeiro). Ambos trocaram o Almirante pela terra deste, Portugal, com o segundo tendo passado, antes, pela Portuguesa Santista-SP. Entre alguns dos que saíram e voltaram estão Friaça (Albino Cardoso) e Dirceu (José Guimarães). O primeiro, vascainou, de 1943 a 1949, saiu para passar um tempinho no São Paulo FC, e voltou à Colina, em 1951, para ficar, até 1953. Por ali, fez até 1954. Encerrou a carreira no Guarani, de Campinas, entre 1957/1958.
REPRODUÇÃO DA REVISTA DO ESPORTE
Bellini passou dez temporadas na Colina e saiu para o São Paulo FC.Bellini, Sabará, Friaça e Dirceu representaram o Club de Regatas Vasco da Gama em vários jogos da Seleção Brasileira. O último deles, o paranaense Dirceu, inscreveu-se na Turma da Colina, em 1977. Ficou até os inícios de 1978, saiu, para o América, do México e, a partir dali, empreendeu uma ciganada em sua carreira, passando por um clube espanhol – Atlético de Madrid - e cinco italianos – Verona, Napoli, Ascoli, Como e Avelino. O seu retono à Colina foi dez temporadas após a a saída, em janeiro de 1988. Campeão carioca-77, participando de todos os 30 jogos da campanha, repetiu o feito, em 1988, entrando em sete dos 27 compromissos. Antes de chegar ao Vasco das Gama, passou por Coritiba, Botafogo e Fluminense.
Edmundo tocou bola para a "Viola" italiana Fiorentina
Anote outros vascaínos famosos que, também, saíram e voltaram e por onde passaram: Orlando Peçanha (Boca Juniros-ARG e Santos-SP); Brito (Internacional-RS); Felipe Loureiro (Palmeiras-SP, Atlético-MG, Flamengo-RJ, Fluminense-RJ, Galatasaray-TUR e Al Sadd (Qatar); Pedrinho (Pedro Paulo de Oliveira - Palmeiras-SP; Fluminense; Santos; Figueirense-SC; Olaria-RJ; All Ittihad-Arab Saud e Al Ain-Emi Arab); Valdir Bigode (São Paulo-SP; Atlético-MG; Botafogo-RJ; Santos; Benfica-POR; Al Nasr-Emir Arab e Dubai Club-Emir Arab); Ademir Menezes (Fluminense); Bebeto (Flamengo; Vitória-BA; Cruzeiro-MG. Botafogo; La Coruña-ESP; Toros Neza-MEX; Kashima Antlers-JAP e Al Ittihad); Romário (Flamengo; Fluminense; PSV Eindhoven-HOL; Barcelona-ESP; Valência-ESP; Al Sadd; Strikers-EUA e Adelaide United-AUT); Edmundo (Botafogo-Sub-17 a Sub-20; Palmeiras, Corinthians-SP; Flamengo; Santos; Cruzeiro; Fluminense; Nova Iguaçu-RJ; Figueirense; Fiorentina-ITA; Napoli-ITA; Tokyo Verdy-JAP; Urawa Reds-JAP).
OBS: relação não segue a ordem real dos clubes defendidos, citando, primeiramente, os brasileiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário