Vasco

Vasco

sábado, 4 de junho de 2016

HISTÓRIA DA HISTÓRIA - PEÑAROLESCAS

 A torcida brasileira ainda chorava a perda da Copa do Mundo-1950, para o Uruguai, no 16 de julho de 1950. Nove meses depois, o Vasco da Gama venceu o fortíssimo time do Peñarol, que escalava nove titulares da Celeste, no Estádio Centenário, em Motevideu. Lavou a alma brazuca que via os 2 x 1 uruguaios, de virada, no último jogo do Mundial, sendo uma grande tragédia nacional, sobretudo porque a nossa campanha fora muito superior à do rival vizinho. Abrimos placar, jogando pelo empate, mas havia un gran capitan pelo caminho, Obdúlio Varela, que calou a nossas gente  e carregou a taça do mundo. Mas vejamos o que aconteceu, pouco depois:

8 de abril de 1951 - Vasco da Gama 3 x 0 Peñarol - o sacode, para a torcida do Almirante, fora o Jogo da Vingança. E, também, para torcedores de todos os times cariocas, que esqueceram predileções clubísticas e foram às ruas saudar os  vingadores  na volta ao Rio de Janeiro.  Do selecionado brasileiro do final da Copa-50, a equipe cruzmaltina esteve só sem Chico, mas compensou a ausência com a volta de Friaça, que passara um tempinho no futebol paulista. O espetáculo vascaíno começou quando Maneca entortou Obdúlio Varela. Balançou o corpo, intuindo buscar jogo pela direita, mas o driblou, pela esquerda, aplicando-lhe a chamada caneta, fazendo a pelota passar por entre as pernas do anftrião. Os 59.013 pagantes ficaram atônitos. Ainda mais ainda quando Friaça, aos   25 minutos, abriu o placar, para Ademir Menezes, aos 9 do segundo tempo, também, entortar Obdulio Varela, à entrada da área, e aumentar a conta, fechada, aos 54, e  Ipojucan, aos 83 , cravadinhos. Comandado por Oto Glória, o time vingador teve: Barbosa, Augusto e Clarel; Ely do Amparo, Danilo e Alfredo (Jorge); Tesourinha, Ademir (Ipojucan), Friaça (Jansen), Maneca e Djayr. O Peñarol alinhou: Máspoli; Matias Gonzáles e Romero; J. C. Gonzáles, Obdúlio Varela e Oturme; Ghiggia, Hohberg, Míguez (Abadie), Schiaffino e Vidal (Pérez).

22 de abril de 1951 – Vasco da Gama 2 x 0 Peñarol - segundo tira-teima entre os dois times. Rolou no Marcanã, em um domingo, como o primeiro. Daquela vez, o prélio foi prestigiado por 85.330 mil pagantes - 26.317 pagantes a mais do que no Estádio Centenário. Apitada pelo brasileiro Carlos de Oliveira Monteiro, o Tijolo, a pugna teve gols marcados por Friaça, aos 16 min do primeiro tempo, e Ademir Menezes, aos 30 da etapa final. A Turma da Colina alinhou: Barbosa, Augusto (Laerte) e Clarel; Ely, Danilo e Alfredo II; Tesourinha, Ademir, Friaça (Ipojucan), Maneca e Dejayr. Técnico: Oto Glória. PEÑAROL: Maspoli, Matias Gonzalez e Romero; JC Gonzáles Obdúlio Varela e Etchegoyen (Abadye); Goghia, Piuepoff, Falero (Miguez), Schiafino e Vital.    


LEGENDA. Acima, Friaça abre o placar, aumentado por Ademir Menezes, na foto do meio, e fechado por Ipojucan, na foto abaixo, todas reproduzidas de revista comemorativa do 60º aniversário do Vasco da Gama.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário