Vasco

Vasco

sexta-feira, 10 de junho de 2016

O VASCO NOSSO DE CADA DIA - 9 e 10.06


  9 DE JUNHO
Rapid Viena, Hakoah, dos Estados Unidos e Grêmio Porto-Alegrense foram presas fáceis para o Vasco, na data 9 de junho. Também, com facilidade, a rapaziada venceu a Seleção da Tailândia, por 3 x 1, em 1991, pela Copa Kirin, no Japão, com Bismarck (2) e Bebeto comparecendo às redes. Pelo nordeste brasileiro, mandou 2 x 0 no Santa Cruz-PE. Vamos para o forrobodó!

VASCO 3 X 1 AMÉRICA - Vencedor em 1944/1945/1946/1947, o "Almirante" partiu para o penta do Torneio Municipal-1948,  pronto para "assinar o ponto". E passou por cima dos americanos, com o moral de quem já havia derrubado Olaria, Bangu e Flamengo. A queima do "Diabo" foi em uma quarta-feira, no Estádio Álvaro Chaves, nas Laranjeiras, com gols de Ipojucan (2) e Mário, para o time do técnico Flávio Costa. Os vascaínos só não chegaram ao titulo porque o Fluminense contou com a irresponsabilidade do Bonsucesso, que escalou um atleta irregularmente, no 0 x 0 entre eles, o que deu mais um ponto ao time das Laranjeiras, no tapetão. Assim, após uma melhor de três, vascaínos e tricolores ficaram igualados em pontos(16) vitorias (6), empates (4) e gols marcados (25). Mas, no saldo de gols, por 12 x 10, o rival levou, pois a rapaziada sofrera 15, contra 13 do concorrente.

VASCO 5 X 0 RAPID VIENA -. O pancadão sobre os austríacos  rolou em São Januário, no primeiro amistoso entre os dois clubes – o segundo foi em 13 de fevereiro de 1971, no estádio da Rua General Severiano, e terminou no 0 x 0. A goleada rolou em uma quinta-feira, com  Heleno de Freitas marcando três e Ademir Menezes dois gols. No comandante da rapaziada estava Flávio Costa, que escalou: Barbosa, Augusto e Sampaio (Laerte) ; Ely, Danilo e Jorge (Tao); Nestor, Maneca, Ademir, Heleno e Mário.

VASCO 6 X 2 HAKOAH foi em Nova York, em 1957, durante uma excursão da rapaziada ao exterior. Foi o segundo pega entre os dois. Válter Marciano (3), Livinho 2) e Sabará só faltaram levar a Estátua da Liberdade para a Colina. Treinado por Martim Francisco, o time que deixou a “Miss Liberty” tonta foi: Carlos Alberto (Hélio); Dario e Ortunho (Coronel); Viana, Orlando e Laerte; Sabará, Válter, Livinho (Almir), Vavá (Vandinho/Wilson Moreira) e Pinga (Roberto Pinto).  

VASCO 6 X 1 MADUREIRA  - Grandes treinadores passaram por São Januário. Um deles foi Oto Gloria, que comandava a “Turma da Colina” durante esta goleada, válida pelo Torneio Municipal-1951. Foi em um sábado, no estádio da Gávea, apitada por Oswaldo Pereira da Cruz. No primeiro tempo,  Cabano fez dois e Jansen um gol. No segundo, Vasconcelos (2) e o zagueiro Aldemar completaram a farra nas redes. Mas a rapaziada  não foi bem na disputa, terminando em sexto lugar.  

VASCO 2 X 0 FLUMINENSE - vUm outro grande treinador que passou pela Colina foi o mineiro Carlos Alberto Silva. Com ele, em dose menor, os vascaíno bateram em um outro tricolor, na data 9 de junho: o Fluminense, pelo Estadual-1996, com gols de Alessandro, aos 11, e de Juninho, aos 32 minutos do segundo tempo, diante de 11.673 pagantes. Era tarde domingueira, no Maracanã, com arbitragem de Carlos Elias Pimentel, esta rapaziada vencendo: Carlos Germano; Pimentel, Válber (Nilson), Alex, Ronaldo, Lusinho, Leandro Ávila, Juninho, Assis (Zé Carlos), Brener (Alessandro) e Sidney.

VASCO 4 X 0 GRÊMIO-RS -  Em 9 de junho de 2007, um sábado, Romário marcou os seus dois últimos gols cruzmaltinos. Valeram pelo Campeonato Brasileiro.  O ‘Baixinho’ abriu a porteira gaúcha, aos 14 minutos, e fechou o serviço da primeira etapa, aos 46 – quatro minutos antes, André Dias havia marcado o segundo. Aos 19 do segundo tempo, Abedi encerrou a conta, em São Januário.  O sacode, que começou às 18h30, pela quinta rodada, foi conferido por 15.519 pagantes. O apito esteve com Wilson Luiz Seneme-SP, auxiliado pelos conterrâneos Ednílson Corona e Nilson de Souza Monção.  O  gaúcho Celso Roth escalou esta rapaziada: Sílvio Luiz; Tiago Maciel, Jorge Luiz, Dudar e Gulherme; Roberto Lopes (Júnior), Amaral, Renato e Abedi (Conca); Romáro e André Dias (Martin Garcia). 

09.06.1960 - Vasco 2 x 0 Santa Cruz-PE

09.06.1991 – Vasco 3 x 0 Seleção da Tailândia 
,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

O 10 de junho. A galera comemorou goleadas e rangeu os dentes com placares apertados. Faz parte! 

VASCO 3 X 2 SÃO CRISTÓVÃO é uma boa lembrança do primeiro título da rapaziada na elite do futebol carioca. O placar foi apertado, mas o jogo esteve pra lá de emocionante. 

VASCO 2 X 0 BOTAFOGO - Em 1944, rolava o Torneio Municipal. O Vasco, que ainda não tinha aquela taça, se aproximava dela, fazendo grande campanha. Tropeçara no São Cristóvão (1 x 2), mas vencera Fluminense (3 x 1); Canto do Rio (2 x 1); Madureira (5 x 3); Bonsucesso (3 x 0) e América (3 x 2). Se passasse pelo Botafogo, ficaria faltando atropelar só Bangu e Flamengo.  O duelo com os alvinegros foi nas Laranjeiras, em um sábado. Nesta disputa entre 10 times, em turno único, por pontos corridos, Alfredo e Isaías “estufaram os cordões da cidadela alvinegra”, como falavam os antigos ‘speekersr’.  Na matéria do próximo dia 24 leremos sobre a conquista, que foi em cima do Flamengo e constou de 7 vitórias, um empate e só uma queda, com Isaías sendo um dos matadores da disputa, totalizando 10 dos 23 gols marcado pelo time, que tinha por base: Oncinha, Rubens e Rafanelli; Alfredo (Figliola), Berascochea e Argemiro; Djalma, Lelé, Isaías, Jair (Ademir) e Chico.

 

VASCO 3 X 1 MADUREIRA -  Três pegas, três pancadas no “Tricolor Suburbano”  nos 10 de junho. Começando por 1945, este foi do Torneio Municipal, em um domingo, em General Severiano. Berascochea e Djalma marcaram os tentos cruzmaltino, no sétimo e antepenúltimo jogo da corrida pelo caneco. Antes, a rapaziada distribuíra “sacodes” em cima de Bangu (3 x 0); São Cristóvão 6 x 1); Flamengo (5 x 1); Bonsucesso (6 x 0)  e Botafogo (5 x 3). Só pegara leve contra o Canto do Rio (2 x 1). Derrubando o “Madura”, ficava faltando só Fluminense e América para a rapaziada – o time-base era: Barcheta, Augusto e Sampaio (Rubens); Berascochea, Nilton (Dino) e Argemiro; Santo Cristo, Lelé, João Pinto (Isaías), Ademir Menezes (Jair Rosa Pinto) e Chico – carregar o caneco.  

 VASCO 5 X 0 FERROVIÁRIA DE ARARAQUARA - O clube paulsita procurava uma grande atração, de preferência a maior sensação do futeol brasileiro, para inaugurar o Estádio Doutor Adhemar Pereira de Barros, a chamada “Fonte Luminosa”, no domingo 10 de junho de 1951.  Com muita luta, o fundador do clube, Antônio Tavares Pereira Lima, conseguiu uma vaguinha na agenda da "Turma da Colina". E lá se  foi ela fazer o que a cidade considerou de “atuação de gala”: 5 x 0, com Albino Cardoso Friaça marcando o primeiro gol da casa que fica na Praça Scalamandré Sobrinho, S/N, à Vila Ferroviária. Em Araraquara, o jogo foi apitado por Alberto da Gama Malcher, auxiliado pelos bandeirinhas locais Ernani Salvador Volpi e Rolando Volpi. Friaça (4) e Tesourinha foram às redes, por este VASCO: Barbosa; Augusto (Laerte) e Clarel; Ipojucan (Lola), Danilo e Alfredo; Tesourinha, Ademir (Amorim), Friaça, Maneca e Djair (Chico) / Técnico: Flávio Costa. FERROVIÁRIA: Sandro (Tino); Sarvas (Espanador) e Aléssio; Pierre, Basso e Pimentel (Rudge); Guardinha (Baltazar), Fordinho (Milton Viana), Marinho, Gonçalves e Baltazar (Tonhé)  Técnico: Zezinho.

VASCO 3 X 2 SPORTNG-POR - este jogo teve dois fatos importantes: a inauguração do Estádio José Alvalade, do clube português, e a despedida de Ademir Menezes, com a camisa cruzmaltina – depois, fez um outro jogo, com a jaqueta do Sport Recife. Vavá (2), que foi substituído pelo "despedinte" e conterrâneo "Queixada", e Sabará marcaram os gols do time dirigido pro Martim Francisco, que alinhou, naquele domingo: Hélio, Paulinho de Almeida e Haroldo; Orlando, Laerte e Coronel; Sabará, Válter Marciano, Vavá)/Ademir, Livinho (Artoff) e Djayr. O Sporting foi: Carlos Gomes; Caldeira, Pasos (Falais), Cabrita, Pacheco , Juca (1), Hugo, Vasques (Quin), Miltinho (1), Travasspos (Imbeloni) e Martins. Técnico: Juca e Miltinho.

 VASCO 5 X 0 CLUBE DO REMO-PA  - Diante das travas das chuteiras cruzmaltinas, nos 10 de junho, teve lance, também, na base do carimbó. Que o digam os paraenses que foram, naquele dia, ao Estádio Mangueirão, isto é,  Governador Alacid Nunes, em Belém, pela segunda fase do Campeonato Brasileiro-1978. O jogo, assistido por 14.102 pagantes, teve o estrago nas redes do time azulino iniciado por Ramon Pernamucano, aos 23 minutos do primeiro tempo, etapa na qual o árbitro Oscar Scolfaro-SP mandou o anfitrião fazer duas nova saída de bola, aos 29 e aos 36, quando Paulinho e Helinho, respectivamente, mexeram no placar. Guloso de gols, Paulinho voltou a balançar o filó, aos 45 da etapa final.   O “Titio” Orlando Fantoni, ex-atleta vascaíno, era o chefe da rapaziada, que botou o Remo pra dançar formando com: Mazaropi; Orlando ‘Lelé” (Fernando), Marcelo, Gaúcho e Marco Antônio; Zé Mário, Zanata e Helinho; Guina, Ramon (Paulo Roberto)  e  Paulinho.

 VASCO 2 X 0 MADUREIRA  foi jogo do primeiro turno da Taça Guanabara-1979, em um domingo, em São Januário. Paulinho marcou os dois gols do time que era treinado por Carlos Froner, diante de 10.118 pagantes. A moçada foi do dia era: Leão: Orlando ’Lelé”, Abel, Gaúcho e Marco Antônio: Helinho, Dudu e Guina; Wilsinho (Jader), Roberto Dinamite e Paulinho.

VASCO 4 X 1 MADUREIRA  - Esta golada foi em uma quarta-feira, no estádio de Marechal Hermes. Fez parte da Taça-BG-1981, com os “matadores” sendo Renato Sá (2), César e Dudu. O jogo teve público de 1.865 pagantes e Vasco, treinado por Mário Jorge Lobo Zagallo, mandou ver como: Mazaropi; Rosemiro, Orlando, Léo e João Luiz; Dudu, Zandonaide (Serginho) e Renato Sá; Wilsinho, César (Ticão) e Silvinho.

 VASCO 2 x 0 FLUMINENSE – Este foi outro clássico, contra um tradicional adversário, vencido pelos cruzmaltinos. Acontece em uma quinta-feira, pelas finais do Estadual-1993, o chamado “jogo de ida”. A pelota rolou no Maracanã, diante de 49.475 pagantes e apito de José Roberto Wright. Valdir ‘Bigode’ foi o “cara”, mexendo no placar, aos 19 minutos do primeiro tempo, e aos 30 do segundo. O treinador Joel Santana escalou estes vencedores: Carlos Germano; Pimentel, Jorge Luís, Alexandre Torres e Cássio; França, Leandro Ávila, Geovani e Bismarck; Valdir (Hernande) e Gian (Sidnei).

VASCO 2 X 1 BAHIA -  A rapaziada esteve demais no começo de Campeonato Brasileiro-2012. No 10 de junho, venceu na cada do adversário, chegando aos 12 pontos e mantendo-se com 100% de aproveitamento. A diferença para o segundo colocado, o Atético-MG, erade dois pontos.
O primeiro gol foi marcado por Juninho Pernambucano, em uma bela cobrança de falta, aos 7 minutos. O segundo teve a assinatura de Diego Souza (foto), aos 31 da mesma etapa, também, muito bonito. Ele fez um passe, com o peito, para Alecssandro, recebeu a devolução e partiu para a área dos baianos, vencendo dois marcadores. Diante do goleiro Marcelo Lomba, deu um toquinho por cima.
O técnico Cristóvão Borges mandou a campo esta formação: Fernando Prass: Allan, Renato Silva, Rodolfo (Dedé) e Felipe ( Thiago Feltrti); Nílton, Fellipe Bastos e Juninho Pernambucano; Éder Luís, Diego Souza e Alecsandro.
 A VASCODATA  10 de junho teve, também, em  1982 – Vasco 1 x 0 Taguatinga-DF.  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário