Vasco

Vasco

domingo, 12 de junho de 2016

DOMINGO É DIA DE MULHER BONITA – AS DUAS FABIANAS "BRASUCAS" DOURADAS

Se as mulheres brasileiras não são mais douradas, prateadas e bronzeadas, olimpicamente, culpe-se por isso o Estado e as suas razões políticas, ideológics, sociais e biológicas  que, a partir de 1941, as mantiveram decretadas a não praticarem “desportos incompatíveis  com as condições de sua natureza”. Grande mancada!
O saldo dessa bola fora governamental foi as “brasucas” levarem 64 temporadas para colocarem uma medalha no peito, acontecimento registrado durante as Olímpóadas de Atlanta, nos Estados Unidos, em 1996, tão distante do 1932 em que a nadadora Maria Lenk tornou-se a primeria delas a participara dos Jogos.
Fabiana Beltrame reproduzida de
 www.crvascodagama.com.br
 Se o governo do presidente e Getúlio Vargas, por intermédio do seu Conselho Nacional de Desportos-CND (abolido pelo presidente Fernando Collor de Mello, em 1986) estava certo, o desenvolvimento motor das meninas mostrou que estava errado, entre o final do século passado e o início deste, com quebras de recordes mais frequentes do que os rapazes. Mas não era fácila enfrentar ditaduras. Em 1965, com regime militar de generais-presidentes dando as ordens, o mesmo CND determinou que elas, em aulas de Educação Físicas, ficassem longe de práticas como futebol (de gramado, praia ou salão); rúgbi; pólo aquático; haltefofilismo, beisebol e lutas.”  Amarras só revogadas em 1979, contribuintes para o retardamento do nosso desenvolvimento feminino olímpico.
 Mas as “brasucas” haviam de ficar, olimpicamente, douradas, um dia. Individualmente, a primeira foi Maurren Maggi, em Pequim-2008. Saltou a distância de...m. Vale ressaltar que, dias antes, a judoca Katleyn Quadros já ficara bronzeada. Logo, a primeirona, no geral.
Fabiana Murer reproduzida do
site oficial da IAAF
Seguramente, se os legisladores das nosas velhas repúblicas tivessem entrado no túnel do tempo e lido relatórios do Comitê Olímpico Brasileiro sobre a capacidade física das Fabianas –  Beltrame (remadora) e Murer (saltadora com vara) –, voltariam ao passado dispostos a conselharem ao Governo a revogar, imediatamente, a lei das amarras femininas nos desportos. A primeira mostrou uma energia impressionante para o organismo feminino, ganhando a medalha de ouro, em Bled, na Eslovênia, na prova do skiff simples leve, do Campeanto Mundial-2011; a segunda já se dourou nos Mundiais de Daegu, na China-20111 e em Pequin-2015; no Mndial Indoor de Doha, no Katar-2010, e nos Pan-Americanos do Rio de Janeiro-2007. Além disso já saiu prateada do Mundial de Pequim-2015; dos Pan-Americanos de Guadalajara, no México-20111, e de Torondo, no Candá-2015, e, ainda, bronzeada do Mundial Indoor, na Espanha-2008.
Nascida em Campinas-SP (16.03.1981), Fabiana de Almeida Murer é, também, recordista brasileira e sul-americana do salto com vara. Os seus seus recordes sul-americanos foram batidos na espanhola San Fernando, disputando o Campeonato Ibero-Americano-2010 (4m85cm ao ar livre) e no Meeting Top Perche, na francesa Nevers-2015 (4m,83cm em pista coberta). Em 2014, ela foi a número 1 do mundo pelo ranking Associação Internacional das Federações de Atletismo-IAAF. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário