Vasco

Vasco

quarta-feira, 1 de junho de 2016

O VASCO NOSSO DE CADA DIA - 01.06

Vitórias neste e do outro lado do mundo. Feitos do "Almirante" nos 1º de junho. Um conterrâneo, um paulista e um australiano viram a maré contra a qual navegavam. Veja!  

VASCO 4 X 2 CARIOCA - Em 1924, o futebol carioca estava dividido, pela segunda vez. Motivo: a eleição à vice-presidência da LMDT-Liga Metropolitana de Desportos Terrestres, de Ernesto Loureiro Filho, do Andarahy, que abrigava negros e mulatos em seus quadros, como fazia o Vasco. Com a sua galera de “profissão duvidosas”, os cruzmaltinos disputaram o campeonato da liga, com mais 21 filiados, e conquistou o título da temporada. O segundo jogo foi contra o Carioca, batido por 4 x 2, em um domingo, no campo da Rua Prefeito Serazedelo, no bairro do Jardim Botânico. Apitado por Francisco Alberto da Costa, o primeiro terminou com dois gols marcados por Torterolli, que fez mais um na etapa final – Russinho fechou a conta. O Vasco armou-se com: Nélson, Leitão e Mingote; Brilhate, Paulo Santos e Arthur; Paschoal, Torterolli, Russinho, Cecy e Negrito.  
Vasco e Carioca se enfrentaram em cinco partidas do Campeonato Carioca da Segunda Divisão, entre 7 de novembro de 1920 e 16 de julho de 1922, com a rapaziada conseguindo vencer duas e empatar uma. No de 1924, não deu mais para o rival. O Vasco venceu seis, empatou duas e caiu só uma vez, entre 6 de janeiro de 1924 e 30 de  maio de 1937. O duelo inclui, ainda, uma vitória “cruzcristense”, em 1932, pelo Torneio Preparatório.

Pelé e seu irmão Zoca (E)

VASCO 3 X 2 SANTOS - Era 1957, quando o Vasco enfrentou Pelé, pela segunda vez. Valeu pela nona rodada do Torneio Rio-São Paulo, em um sábado, no Maracanã, com os tentos vascaínos marcados por  Livinho, Valter e Vavá. Mas o menino que logo seria “Rei do Futebol” deixou uma bola na rede, a sua 15ª, no 28º jogo pelo time principal santista. Por sinal, ele ainda nem era titular. Entrou em campo, no decorrer da partida, em lugar de Del Vecchio.Treinado por Martim Francisco, o Vasco venceu com: Carlos Alberto, Paulinho e Bellini; Orlando, Laerte e Dario; Sabará (Almir), Livinho, Vavá (Wilson Moreira), Vállter e Pinga (Roberto Pinto). O Santos, que teve seu outro gol marcado por Tite, foi:  Manga, Getúlio, Mourão, Fioti, Urubatão (Zito), Brauner, Dorval, Álvaro, Pagão, Del Vecchio (Pelé) e Tite (Pepe). 

 INÍCIO DE HISTÓRIA - O primeiro Vasco x Pelé havia sido no domingo 7 de abril do mesmo 1957, com 4 x 2, para o adversário, na Via Belmiro, pela “Semana Alvinegra”, também batizada por Torneio dos Campeões, durante as comemorações do aniversário do clube paulista. Amilcar Ferreira (RJ) apitou e os gols cruzmaltinos foram marcados por Laerte e Vavá. Pagão (2), Afonsinho e Dorval fizeram os do anfitrião. O Vasco foi: Wagner, Cléver e Viana; Laerte, Orlando (Joaquim Henriques) e Ortunho; Sabará, Livinho (Wilson Moreira), Vavá (Vadinho), Válter e Pinga. Técnico: Martim Francisco. O Santos alinhou: Manga (Barbosinha), Hélvio (Wilson ((Cássio) e Ivan; Ramiro, Brauner e Urubatão; Dorval (Alfredinho), Álvaro (Pelé), Pagão, Afonsinho e Tite. (Foto reproduzida da revista "Grandes Clubes"). Agradecimento.
VASCO 1 X 0 SELEÇÃO AUSTRALIANA - Esta foi em um sábado de 1985, pelo Torneio Internacional da Austrália, diante de 14.003 presentes. Roberto Dinamite (foto) explodiu rede, do outro lado do mundo, cumprindo ordem do técnico Edu Coimbra. Lá longe do Brasil, ele mandou a campo: Acácio, Vítor, Nei (Mílton Mendes), Ivan, Donato, Nenê, Gilberto, Mauricinho, Cláudio José, Roberto Dinamite e Romário (Rômulo).

 
















 

 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário