Vasco

Vasco

terça-feira, 14 de março de 2023

DINAMITE ENCARA O BUGRE E A MACACA

   Muito se falou e se escreveu que torcedores de vários outros clubes gostavam do Roberto Dinamite, o respeitavam. No rebolo daquele noticiário falava-se, também, que uma das cidades em que a galera mais o aplaudia era a paulista Campinas. Imagine! Logo em terra paulista? O Kike foi atrás dessa história que teve estes embates do Vasco da Gama da “Era Dinamite” contra os campineiros. Confira:

Diante do Guarani, os grandes pegas foram em 1978, quando o Bugre (apelido do adversário) montou uma grande equipe que conquistou o Campeonato Brasileiro - único por time de interior do país. Rolaram quatro partidas, mas o Dinamite só participou de duas, a primeira, em 26 de março, Vascol das Gama 3 x 1, com três dinamitadas na porteira. A outra foi em 6 de agosto, com o Maracanã recebendo mais de 100 mil pagantes, quando o Guarani tinha um timaço que encantou os cariocas e tirou o Roberto Dinamite da luta pelo título, por 2 x 1 e sem levar gol do “Bob”.

REPRODUÇÃO: ARQUIVO JORNAL DE BRASÍLIA

 Roberto Dinamite mandou Guarani buscar seis bolas na rede

Depois daquilo, os dois times só se reencontraram quatro tempoRadas depois, no 25 de maio de 1982, em uma terça-feira, em São Januário, pelo Torneio dos Campeões, diante de 1.272 pagantes. Novo show de bola do Guarani, daquele vez comandado por Ernane Banana: 5 x 3 e um gol vascaíno do Dinamite. Ao todo, em 11 refregas com o Roberto em campo e este escrevendo seis linhas no placar. 

Diante da Ponte Preta, pelo Brasileirão de 1978, o Almirante mandou 3 x 1 na Macaca (apelido ponte-pretano). O Dinamite marcou dois e, ainda, deixou um companheiro olhos-nos-olhos com o goleiro campineiro. Em 9 de abril, diante de 31.690 almas, no Maracanã.  

Em 1981, o Roberto Dinamite teve três chances de atravessar a Ponte, em todas valendo pelo Brasileirão, mas só na primeira derrubou o barraco da Macaca, no 1 x 1. Nas outras, “ôxo” no placar (0 x 0), como  bordejavam os speakers de antigamente. Enfim, ficou assim o bombardeio de oito bordoadas do Dinamite pra cima do Bugre e da Macaca

Vasco 1 x 2 Guarani – Brasileirão-1975 (1 gol); Vasco 3 x 1 Guarani – Brasileirão-1978 (3); Vasco 1 x 0 Guarani - Torneio dos Campeões-1982 (1); Vasco 3 x 5  Guarani - Torneio dos Campeões-1982 (1);  Vasco 3 x 1 Ponte Preta - Brasileirão 1978 (2 gols).

Nenhum comentário:

Postar um comentário