Vasco

Vasco

sexta-feira, 3 de março de 2023

PRIMEIRA DINAMITAGEM INTERNACIONAL

 O primeiro gol internacional de Roberto Dinamite foi marcado em São Janúário, onde ele é o mairo goleador: aos 50 minutos do primeiro tempo de Vasco da Gama 3 x 2 Seleção do Zaire, amistosamente e aplaudido por 2.569 pagantes, Era uma quarta-feira: 27 de janeiro de 1972. Apitado por Rubens de Souza Carvalho, o prélio teve o antigo craque Zizinho (Thomas Soares da Silva) comandando esta rapaziada: Andrada; Fidélis, Moisés, Renê e Batista; Gaúcho e Alcir Portella; Luis Carlos Lemos, Ferretti, Roberto Dinamite e Gílson Nunes.

último saiu no 15 de agosto de 1990, no Estádio Nacional de Santiago do Chile, diante de 70 mil espectadores, em Vasco da Gama 3 x 3 Colo-Colo (5 x 4 vascaínos, em cobranças de pênaltis), pela Taça Libertadores da América. Roberto Dinamite balançou a rede, aos 11 minutos do segundo tempo, empatando a partida que chegara a ter o adversário com duas vantagens: 2 x 0 e 3 x 2. A Turma da Colina só escapou da queda, aos 44 minutos da etapa final, com William salvador. Naquele dia, o treinador era o capitão e apoiador vascaíno campeão brasileiro-1974, Alcir Portella, que escaslou: Acácio; Luis Carlos Winck (Dedé), Célio Silva, Quiñoez e Cássio; Zé do Carmo, Andrade (Anderson) e Bismarck; Sorato, Roberto Dinamite e William.      

                       Foto compartilhada de www.pinterest - agradecimento

 A última partida internacional do Dinamite terminou, também, empatada: 1 x 1, amistosamente,  em 13 de de dezembro de 18992, com o paraguaio Olímpia. Foi diante de 1.096 pagantes e apitada por  Carlos Elias Pimentel, em São Januário. O teindor dele era Joel Santana e o time deste alinhou: Carlos Germano (Márcio); Luis Carlos Winck, Tinho, Jorge Luiz (Alê) e Eduardo; Luisinho Quintanilha, Leandro Ávila (Sidnei), Bismarck e Carlos Alberto Dias (Luciano); Edmundo (Frazão) e Roberto Dinamite (Geovani)  

 Nesse seus jogo internacionais, o Dinamite só conseguiu vencer a partir do terceiro – 2 x 0 Steua Bucareste da Romênia -, amistosamente, também, em São Januário, assistido por 3. 670 pagantes, em 23 de janeiro de 1972. O primeiro e o segundo haviam sido contra o português Benfica (18.01.1972) e o Flamengo (20.02.1972), ambos portorneio internacional, o primeiro com 22.997 e o segundo com  29.381 pagante.      


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário