Vasco

Vasco

quarta-feira, 29 de março de 2023

PRIMEIRO GOL DO DINAMITE - UMA DÉCADA

  As comemorações da torcida vascaína pela primeira década alusiva ao primeiro gol oficial de Roberto Dinamite - 25 de novembro de 1971 -, durante Vasco da Gama 2 x 0 Internacional-RS, pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã, perante 1.449 almas pagadeiras, foram no 17 de janeiro de 1981, em Vasco da Gama 3 x 1 Vila Nova-GO, com o Maracanã recebendo público dez vezes maior: 10.581 pagantes, pela primeira fase do Brasileirão. No jogo seguinte, também do Brasileirão, o Dinamite voltou a marcar, em Vasco 2 x 0 Joinville-SC, na casa do adversário. 

                           Reprodução de álbum de figurinhas do Kike

Quis o destino que o Internacional-RS fosse o terceiro adversário da série comemorativa das 10 temporadas da marcação do primeiro gol oficial do Robrto Dinamite.  E ele dobrou as visitas às redes coloradas, em relação ao "primeirãoo" - aos 18 minutos do primeiro tempo (de pênalti) e aos dois da etapa final -,  em Vaco da Gama 4 x 0 Inter-RS, pela primeira fase do Brasileiro-1981, no 25 de janeiro, com o "Maracanã" recebendo 33.832 pagantes. Time: Mazaropi; Rosemiro, Orlando Lelé, Ivan e Jioão Luis; Dudu, Zandonaide e Maquinho; Wilsinho (Flecha), Roberto Dinamite e César Morais. Técnico: Mário Jorge Lobo Zagallo. 

O último gol do Dinamite pra cima do Internacional-RS - totalizou 11 - rolou no 14 de julho de 1985, diante de 33.269 pagantes, prestigiando a primeira fase do Campeonato Brasileiro, no Beira-Rio, em Porto Alegre. Teve por vitima o goleiro Mano e a batida na rede, aos 38 minutos do segundo tempo do jogo apitado pelo paulista José de Assis Aragão. O treindor da fera vascaína era Antônio Lopes e o time dele alinhou: Roberto Costa;  Edevaldo, Ivan, Nenê e Donato; Vítor, Oliviera e Luís Carlos Martins (Gilbero);  Mário Tililco (Romário), Roberto Dinamite e Cláudio José. OBS: não confundir este Mário Tilico com o xará campeão da Taça Guanabara-1965. É filho do original.  

            REPRODUÇÃO DE WWW.INTERNACIONAL.COM.BR

      Mano foi a última vítima dinamitada debaixo das "goleiras" coloradas

Já o último Roberto Dinamite x Internacional-RS não teve gol do atacante cruzmaltino e terminou Vasco da Gama 1 x 2, em São Januário, no 9 de outubro de 1988, pelo Brasileirão, assistido por 13.921 pagante.  Time: Acácio; Paulo Roberto Gaúcho, Célio Silva, Leoardo e Mazinho; Zé do Carmo, Geovani e Bismarck; Vivinho, Roberto Dinamite e William (Sorato). Técnico: Carlos Alberto Zanatta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário