Vasco
sexta-feira, 31 de julho de 2020
HISTORI & LENDAS - COLINA DO LEÃO
HISTÓRIA DA HISTÓRIA - BOCA DO COFRE
A grana foi um fenômeno porque o povo não tinha uma grande renda |
Diante de um fato extraordinário, o maior daquele momento no futebol brasileiro, a revista dispensou só duas páginas à matéria do grande acontecimento. E com um texto curto. Embora desse capa e contracapa para o fato, o tema exigia muito mais cobertura. Não foi feita a tradicional visita aos vestiários, não se entrevistou os personagens da partida e nada se explorou da quebra do recorde de arrecadação. Quando nada, Nelson Rodrigues escreveu um bela coluna (Meu Personagem da Semana), escolhendo o meia vascaíno Rubens como o "cara", mostrando os tortuosos caminhos que o ligavam e o separavam do Flamengo, clube que o consagrou e o desprezou, para a sorte do Vasco. Pelo menos, naquele momento.
quinta-feira, 30 de julho de 2020
HISTÓRIAS DO KIKE - O KRAK KAKÁ
Aos 25 de idade, sua fama aumentava a cada dia. Foi quando recebeu, da FIFA, o título de "Melhor do Mundo". No Milan, liderou o time na conquista do chamado Mundial Interclubes de 2007, mas fama e riqueza não viraram a sua cabeça. A cada gol, levantava os braços e os os olhos para agradecer ao Senhor de sua religião. "Eu pertenço a Jesus" ( I belong to Jesus) era a frase que trazia na camiseta.
Kaká é evangélico praticante, um fiel da Igreja Renascer, o que faz questão de
divulgar, om
orgulho. Segundo ele, sua força explicava a força de todos os fiéis e afirmava
que, a cada tentativa de destruição da sua Igreja, via a tal força se
multiplicar. Tempinho depois de ser eleito "melhor do planeta', ele
anunciou
o desejo de ser pastor, justificando: "Sou grato a Deus por tudo o que
tenho. Se, um dia, eu tiver a
oportunidade de passar a minha ligação com Ele para outras pessoas, de cuidar
de um rebanho, será as minha maior glória'?, declarou à revista Veja,
acrescentando: "Freqüento a Igreja Renascer em Cristo e oferto o
dízimo, o que
é mandamento bíblico".
Indagado sobre como recebera a notícia da condenação do casal Sonia e Estevam
Hernandes, líderes
da igreja Renascer, por questões financeiros, respondeu: "Foi muito chato,
principalmente pela sentença que deram a eles (dez meses de
reclusão e catorze meses de liberdade condicional, nos Estados Unidos). Em
nenhum momento
desconfiei da integridade e da honestidade do casal. Continuo do lado deles,
conversamos
freqüentemente por telefone. Eles estão bem, apesar de a situação não ser nada
confortável para a família".
Sobre
o fato de nunca ter o seu nome circulando em jornais especializados em
fofocas, explicou: "Simplesmente, porque gosto de sair com a minha esposa
ou meus amigos para jantar e sempre volto cedo para casa cedo".
Por
aquele tempo em que foi premiado como "melhor do mundo", Kaka
anunciou pretender oferecer o prêmio (cerca de R$ 330 mil à época) ao
Hospital Sagrada Família, localizado na cidade de Nazaré, em Israel.
O prêmio lhe fora foi concedido, na japonesa em Yokohama, pela Toyota,
patrocinadora do jogo que reunia o campeão europeu e o sul-americano, quando o
Milan mandou 4 x 2 pra cima do argentino Boca Junior.
ÁLBUM DA COLINA - PÁGINA 1947
quarta-feira, 29 de julho de 2020
VASCO DAS CAPAS DE REVISTAS - PINGA
terça-feira, 28 de julho de 2020
HISTORI&LENDAS DA ISKINA - PRIMERÊZAS
segunda-feira, 27 de julho de 2020
HISTORI&LENDAS DA COLINA - MOISÉS
O SOWZAÇO DE IMAGENS DO CANAL 100
Passava, sempre, junto com os "traillers" dos próximos filmes a serem exibidos pela casa e mostrava, realmente, lances belíssimos, selecionados, com o movimento, as vezes, se encaminhando para um formato que lembrava o balé.
A gingada do atacante; a defezaça do goleirão voador; o chutaço do artilheiro na trave; o balanço da rede; a bronca do juiz, enfim, tudo o que fazia o espetáculo era festa para a rapaziada do tempo do seu pai.
No Canal 100, o torcedor vascaíno assistiu os grandes momentos da vitória vascaína sobre o Botafogo, valendo a conquista da Taça Guanabara-1965, como documentaram, também, estas fotos publicadas pela Revista do Esporte, em que o ponteiro Zezinho dá sangue. no Maracanã.
Zezinho deixa Joel para trás e rompe para o ataque. Com cenas assim, o Canal 100 arrebentava |
domingo, 26 de julho de 2020
HÁ ALGO MELHOR DO QUE UMA VOVÓ?
Pelo início da puberdade, a garota fora escolhida, pelo Senhor, para ser a mãe de Jesus Cristo. Originalmente, a manina era Miriam, significando Senhora da Luz. Na tradução, do hebraico, parta o latim, passou a ser Maria.
Vovó de tela da pintora Solange Aparecida |
HISTORI & LENDAS - DESCORINTIANOU
O capitão Pinga (D) cumprimenta o corintiano Olavo |
Com pouco mais de duas semanas para a moçada descansar, ainda não se falava em pré-temporada. Mas os times faziam muitos amistosos, até o início da primeira grande disputa do ano, que era o Torneio Rio-São Paulo.
Para o torcedor, não interessava se quem estava do outro lado era mais fraco. O time vinha de uma parada, de muita farra pelo caneco do SS-58 e podia-se dar um desconto pelas escorregadas nos primeiros jogos – quatro vitórias, cinco derrotas e três empates.
Sorte dele que o Vasco, também, andou pisando nela, pois não era noite de Rubens, o que desandou o seu meio-de-campo, levando o anfitrião a dominá-lo e a abrir o placar, os 29 minutos. Pelo rádio, no Rio de Janeiro, a turma execrava o que ouvia. Ainda bem que, aos 16 minutos do segundo tempo, o mesmo Rubens que escorregava no tomate, empatou a pugna, finalizada em 1 x 1, com apito de Eunápio de Queiroz.
sábado, 25 de julho de 2020
O VENENO DO ESCORPIÃO - NAMORADA QUE FEZ ROLAR A PRIMEIRA LÁGRIMA
Lilian reproduzia de lenosecondhandsong |
Do lado suburbano, do bairro da Piedade, quem atravessava o túnel era Renato Barros, para se apresentar, com o seu grupo – Renato e Seus Blue Caps - no programa de Carlos Imperial, na TV Rio, perto do Posto 6, perto de onde residia Sílvia Lília Barrie Knapp, mais precisamente à Rua Raul de Pompéia, divisas de Copa com Ipa.
Durante uma das participações dos Blue Caps no programa televisivo, a produção levou algumas jovens que vinham sendo garotas-propagandas, gatinhas de 15, 16 de idade, e uma delas encantou ao Renato, que, logo, estava namorando a Lilian.
Renato e Lilian reproduzidos de www.youtube.com |
Sucesso levou da dupla a ter disco divulgado no exterior |
Obrigatórios em capas de revistas |
Falou-se, também, que a música Eu não sabia que você existia, grande sucesso de Leno e Lilian, fora composta, por Toni, baterista dos Blue Caps, baseado no romance de Renato e Lilian. Também, que o líder da banda se recusara a grava-la. Renato nunca confirmou e nem desmentiu isso, mas o certo é que a gravação foi feita com acompanhamento do grupo The Fevers, que era do selo Odeon, tendo os caras sido contratados como músicos de estúdios, isto é, sem vínculo contratual, tipo freelancere.
Veja clip com Renato e Lilian cantando (e outros), reproduzido de post encontrado em Youtube
HISTÓRIA DA HISTÓRIA - O REI DOM MANU
Don Manuel, em reprodução de www.memorialdodescobrimento |
sexta-feira, 24 de julho de 2020
A JAMBELÍSSIMA MUSA DO DIA DA COLINA
O FEROZ GUERREIRO DA COLINA
quinta-feira, 23 de julho de 2020
HISTORI & LENDAS DA COLINA - JAJAZADAS
Reprodução da revista Grandes Clubes |
OBS: o nome do presidente eleito, Jair Bolsonaro, foi uma homenagem do pai ao jogador que então defendia o Palmeiras. Aguarde matéria sobre o tema, no dia da posse do goleiro "Invertido".
2 - Em Vasco 4 X 0 Bonsucesso, do Campeonato Carioca-1939, os gols foram gritados em espanhol. Dia de comemorações dos “gringos" em território brasileiro. O uruguaio Villadonega marcou três gols e o argentino Gandulla um. O time vascaíno alinhou: Chiquinho, Agnelli e Florindo; Dacunto, Zarzur e Argemiro; Lindo, Alfredo, Villadóniga, Gandulla e Orlando.
ROLOU NA ESQUINA A COLINA - DESJEJUM
2 - Os dois sucessos cruzmaltinos na Taça de Prata-1970 foram os 5 x 1 Santos, em 17 de outubro, no Maracanã, e os 3 x 0 Santa Cruz-PE, na Ilha do Retiro, em Recife. Os ‘meios-sucessos’ ficaram por conta de 0 x 0 Bahia, em 28 de outubro, no Estádio Lourival Batistas, em Aracaju-SE; 1 x 1 São Paulo, em 7 de novembro, no Maracanã, e 1 x 1 Internacional, em 11 do mesmo mês, no “Maraca”.
4 - O Vasco foi campeão carioca-1977, vencendo 25 dos 29 jogos disputados. Empatou três e perdeu um. Marcou 69 gols, à média de 2,38 por jogo, e levou cinco pelotas, ou 0,17 de média por partida. O saldo foi de 64 tentos. Mandou três goleadas: 03 de abril – 4 x 0 Bangu; 06 de abril – 4 x 0 Campo Grande; 17 de abril – 7 x 1 Madureira; 17 de agosto – 5 x 0 Goytacaz, com todos os jogos em São Januário.
quarta-feira, 22 de julho de 2020
HISTORI&LENDAS DA COLINA - DEODORESCAS
De sua parte, o Vasco da Gama tem vivido, absolutamente, sob regime presidencialista. Na Colina, o "home" manda, e acabou. E assim tem sido, também, no placar. O 15 de novembro marca sacanagens incríeis da Turma da Colina contra os seus desafiantes. Confira as "deodorescas":
VASCO 6 X 1 CARIOCA-RJ – Amistoso de 1931, com Russinho marcando três gols e Tinoco, Mário Mattos e Sant´Ánna completando o placar
VASCO 8 X 0 JABAQUARA – Segundo dos dois amistosos já disputados pelos dois clubes. Friaça (3), Lelé (2), Ipojuan (2) e Isaías castigaram o desafiante, que caía, pela segunda vez, pelo mesmo número de gols. Em 7 de janeiro de 1945, amargara 8 x 1, em São Januário.
OBS: na década-1960, Célio Taveira, penúltimo agachado neste time do Jabuca, que não é do do jogo citado, foi o maior goleador vascaíno.
VASCO 4 x 1 CRUZEIRO - Amistoso de uma quinta-feira de 1956, no Estádio da Alameda, em Belo Horizonte. Goleada por virada de placar. Pinga, aos 22, empatou. No segundo tempo, Laerte, aos 3; Artoff, aos 6, e Valmir, aos 8, fizeram o serviço. Serviçais: Carlos Alberto (Sivuca), Paulinho de Almeida (Ortunho), Bellini (Haroldo), Orlando (Jophre), Laerte (Delci), Coronel (Cléver), Sabará (Valmir), Livinho (Ceninho), Vavá (Artoff), Válter (Roberto Pinto) e Pinga (Lierte).
VASCO 5 x 1 BRASIL BANDEIRANTE – Amistoso de 1957, na cidade paulista de Marília. O "Almirante" o registrou como a sua 1.709ª navegação de cabotagem.
A MUSA (VASCAINÍSSIMA) E A BOLA
A bola já era conhecida por chineses, egípcios e babilônios, séculos antes de Cristo. Ela era um símbolo sagrado para espantar os maus espíritos.
Mais tarde, abola passou a ser instrumento de lazer de nobres e militares. Os romanos utilizavam uma bexiga de boi inflada de ar. Os haitianos e os aztecas usavam bolas de borracha. No Chile, os índios araucanos fabricavam as deles com resinas.
terça-feira, 21 de julho de 2020
NA BIBLIOTECA DA COLINA - DOIS LIVROS
2 - Eis uma boa sugestão de leitura recomendada pelo "Kike". O livro, de Paulo César O. Pinto, é muito bem pesquisado e esmiúça a carreira do maior artilheiro vascaíno de todos os tempos. É obrigatório na biblioteca de todo torcedor vascaíno. "Um ídolo chamado Roberto Dinamite" não é mais encontrado nas livrarias, porque a edição já se esgotou, mas procurando-o pelos sites de venda, de repente, encontra-se. Vá a luta, assim como o "Kike" foi e conseguiu comprar o dele.