Vasco

Vasco

quarta-feira, 8 de julho de 2020

HISTORI&LENDAS - TEMPO QUENTÍSSIMO

  A década-1930 foi para nenhum torcedor do glorioso Club de Regatas Vasco da Gama reclamar. Vejamos: em 26 de abril de 1931, a rapaziada mandou a maior goleada pra riba do maior rival, o Flamengo: 7 x 0. Quando o placar estava 4 x 0, o adversário arrumou uma briga, do que aproveitou-se a imprensa rubro-negra para esculhambar o clássico. Menos o Jornal do Brasil, segundo o qual "os vascaínos comandaram a partida do início ao fim".  

2 – No mesmo 1931, o Vasco tornou-se o primeiro clube carioca a excursionar à Europa. Antes dele, e, 1925, viajara o Paulistano, que parou pouco depois, por não aceitar o profissionalismo no futebol. Dos 11 jogos disputados pelo Velho Mundo, o time vascaíno venceu oito e empatou um.   

3 – Começava, oficialmente, a era do futebol profissional no Brasil. Todos os  clubes seguiram o Vasco e passaram a ter negros e brancos pobres, o que só a Turma da Colina tivera a coragem de fazê-lo, em 1923, quando inaugurou a democracia racial e, de quebra, foi o campeão carioca. 

4 – O Vasco repatriou Fausto dos Santos, contratou o zagueiro Domingos da Guia e os atacantes Gradim e Leônidas da Silva. Com os quatro negros, o time ficou fortíssimo e conquistou o seu quarto título de campeão carioca.

5 -  Rolava um racha no futebol carioca, em 1936. Então, foram disputados dois campeonatos. Devido brigas com o Flamengo, no remo, o Vasco saiu da Associação Metropolitana de Esportes Atléticos e foi para uma nova entidade, a Federação Metropolitana de Desportos. Com Feitiço no ataque, levou o título da nova instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário