Vasco

Vasco

sábado, 25 de julho de 2020

O VENENO DO ESCORPIÃO - NAMORADA QUE FEZ ROLAR A PRIMEIRA LÁGRIMA

Lilian reproduzia de
lenosecondhandsong
  Pela década-1960,  preconceituava-se, ainda, que o Rio de Janeiro era antes e depois do túnel que ligava Copacabana, Ipanema, Leblon a subúrbios do lado norte da cidade. 
Do lado suburbano, do bairro da Piedade, quem atravessava o túnel era Renato Barros, para se apresentar, com o seu grupo – Renato e Seus Blue Caps - no programa de Carlos Imperial, na TV Rio, perto do Posto 6, perto de onde residia Sílvia Lília Barrie Knapp, mais precisamente à Rua Raul de Pompéia, divisas de Copa com Ipa.
 Durante uma das participações dos Blue Caps no programa televisivo, a produção levou algumas jovens que vinham sendo garotas-propagandas, gatinhas de 15, 16 de idade, e uma delas encantou ao Renato, que, logo, estava namorando a  Lilian.
- Foi tudo bem certinho, se comparado com o que rola hoje. Eu,  um suburbano, me sentia um rei, namorando uma garota de Copacabana. Pra minha sorte, houve muita empatia minha com as donas Sílvia (mãe) e Memê (avó da Silvinha), chegando ao ponto de, às vezes, eu dormir na casa delas, em um sofá, na sala de visitas – conta Renato.
- Chegamos a ficar noivos, com aliança – lembra Lílian.  
 Enquanto o Renato se sentia um rei, por namorar gatinha de Copa, de sua parte, a princesinha Lilian era uma tremenda súdita dos Beatles, com devoção maior por George Harrison. 
Naquele clima, ouvindo as músicas dos rapazes de Liverpool, quando  brincavam de fazer versões, Lilian apresentou o amigo Leno (Gileno Azevdo) ao Renato. Eram amigos dela desde os 10 de idade, bem como as suas famílias, e se reuniam com a patota no Posto 6, onde brincavam de fazer dublagem. 
Renato e Lilian reproduzidos de www.youtube.com
Leno havia voltado de Natal-RN, para onde se mudara, com seus 16, 17 de idade. No reencontro com a velha amiga, eles pediram ao namorado dela pra fazerem um teste na CBS, onde os Blue Caps gravavam. Leno fez uma versão para Hang on Sloppy (de Bert Russell/Wes Farrell ) e Renato, junto com Lilian, que estava com 15 de idade, arrumaram Devolva-me que, na gravação de um compacto simples, aparece assinado só pela moça.
- A Lilian ia muito comigo à CBS, assistia gravações, inclusive de Roberto Carlos, e ficou amiga da rapaziada toda da casa. Como não havia dupla mista no movimento musical da época, o Seu Evandro (.. diretor da gravadora) gostou da sugestão e das duas músicas propostas, lhe entregues em uma fita demo. Algo espantoso, pois, em sua casa, ele só ouvia óperas.
 - O pai da dupla Leno e Lilian foi o Renato. Foi dele a ideia – afirma Lilian que, desde garotinha sonhavas com a carreira artística. Ela foi a primeira mulher a ter um rock gravado no Brasil,  O Pica-Pau, por Erasmo Carlos, que gravou, também, composição de Leno, em 1965.
- Sinceramente, eu achava que que aquelas duas composições tinham 50% de chances de sucesso. Mas chegou ao topo das paradas. Da minha parte, só ganhei algum dinheirinho pelos direitos autorais quando Devolva-me foi gravada, por Adriana Calcanhoto, e integrou trilha de novela da TV Globo – relata Renato. 
Sucesso levou da dupla a ter disco divulgado no exterior
    O sucesso da dupla Leno e Lilian foi grande, mas terminou com o relacionamento da Lilian com o Renato. Tudo porque eles viajavam muito e quase não se viam mais. Surgiram discussões, queixas (por faltas de telefonemas? Renato desconversa)  nas poucas vezes em que se encontravam. E os dois terminaram terminando.
 Renato ficou muito abalado com o fim daquela história. De quebra, compôs  um dos grandes sucesso dos Blue Caps - A Primeira Lágrima -, que não disfarçava as batidas dos embalos do seu coração. Confira:
“Se você soubesse/Como foi ruim/ Saber que o seu amor/Por mim chegou ao fim/Logo agora eu fui/Compreender que a minha vida/Não vivia longe/De você minha querida/Quando você sorriu/Prá mim e disse adeus/A primeira lágrima/Caiu dos olhos meus.
Sei que é muito feio/Um rapaz chorar/Mas tenho receio/De não suportar/Sua ausência que me acaba/E até me alucina/Pois não me imagino/Namorando outra menina/Quando você sorriu/Pra mim e disse adeus/A Primeira Lágrima/Caiu dos olhos meus.
Obrigatórios em capas de revistas

Falou-se, também, que a música Eu não sabia que você existia, grande sucesso de Leno e Lilian, fora composta, por Toni, baterista dos Blue Caps, baseado no romance de Renato e Lilian. Também, que o líder da banda se recusara a grava-la. Renato nunca confirmou e nem desmentiu isso, mas o certo é que a gravação foi feita com acompanhamento do grupo The Fevers, que era do selo Odeon, tendo os caras sido contratados como músicos de estúdios, isto é,  sem vínculo contratual, tipo freelancere.  

A dupla Leno e Lilian vingou só entre 1965 a 1967, e os seus maiores sucessos saíram em compactos simples (Devolva-me/Pobre menina/Está pra nascer/ Não vai passar/Coisinha estúpidas/Um novo amor surgirá), colocadas, também, em dois  LP e bi que CBS lançava a cada mês de julho, as XIV Mais, pelo qual desfilavam os grandes sucessos do selo.
Carioca, nascida em  30 de março de 1947, Lília Knapp era chamada, pelos amigos de antes da carreira musical, por Silvinha, como Renato e sua turma, também, a chamavam. Ela cause com Márcio Augusto Antonucci, da dupla Os Vips, pouco depois do final da dupla com Leno, em 1967, enquanto Renato colocou aliança, em 1971, em Lúcia Helena Dias Ribeiro.  

Veja clip com Renato e Lilian cantando (e outros), reproduzido de post encontrado em Youtube


Um comentário: