Vasco

Vasco

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

REVISTA DO KIKE - Nº 6 - PRETO NO BRANCO

 A primeira camisa do futebol do Vasco da Gama foi toda preta, com gola e punhos brancos, e a cruz da Ordem de Cristo no peito esquerdo. A branca, que é a número dois, com a faixa diagonal preta, usou-se, pela primeira vez, em 16 de janeiro de 1938, em Vasco 4 x 1 Bonsucesso, em São Januário, pelo Campeonato Carioca-1937, com esta rapaziada a envergando: Rei, Poroto e Zé Luiz (Itália); Rafa, Zarzur e Calocero; Lindo, Alfredo I, Niginho, Feitiço e Luna - Lindo, Niginho (2) e Luna marcaram os gols.

Depois da estreia da jaqueta branca, ela foi pra gaveta e só voltou a campo no 22 de março de 1942, durante disputa, com o América, do Troféu da Paz, oferecido pela loja O Camizeiro, finalizando melhor-de-três iniciada em 1937. O Vasco mandou 2x1, com as duas bolas na rede endereçadas por Villadoniga e atuando com: Walter, Florindo e Osvaldo; Figliola, Zarzur e Dacunto; Alfredo II, Ademir Menezes (que estreava), Massinha, Villadoniga e Manuel Rocha.


                                           Arte por Renato Aparecida

Após mais uma temporada no esquecimento, a camisa branca reapareceu durante Torneio Início de 1943, disputado no Estádio das Laranjeiras, em 28 de março de 1943. Com time dirigido pelo uruguaio Ondino Viera, o Almirante escalou: Roberto, Haroldo e Osvaldo; Figliola, Octacílio e Argemiro; Baptista, Lelé, Isaías, Jair Chico.

A partir daquela ocasião, o Vasco da Gama passou a usar a camisa branca com frequência, por ser mais adequada ao calor brasileiro e aos jogos noturnos. Pouco mais de dois meses depois, a moçada passou a utilizar, também, a jaqueta preta com faixa diagonal branca, ficando a inteiramente preta aposentada. Ambas as camisas com faixa diagonal se popularizaram durante a época de hegemonia do Expresso da Vitória, entre 1945 as 1952, e, hoje, são usadas, frequentemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário