Vasco

Vasco

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

REVISTA DO KIKE Nº 1 - SAULZINHO X PELÉ

 Saulzinho só enfrentou Pelé em duas oportunidades, ambas pelo Torneio Rio-São Paulo, a maior competição brasileira da década-1960, e no Maracanã: em Vasco 2 x 2 Santos, de 16 de fevereiro de 1963, e nos 3 x 0 cruzmaltinos do 4 de abril de 1965.

 Na primeira delas, assistidos por perto de 30 mil almas, Saul Santos Silva, gaúcho, de Bagé, não foi a rede, mas o Rei do Futebol bateu nela, por duas vezes, em grande estilo. Por sinal, esta é uma história muito contada. Leia no parágrafo lá debaixo:

Conta-se que, quando o Almirante jantava o Peixe, por 2 x 0, os xerifões da Colina, Brito e Fontana encarnavam no Camisa 10 santista. Um sacaneava: “Cadê o Rei?”. O outro complementava: ”Tem algum Rei por aqui?”. Tiveram boa resposta:  a dois minutos do final, Pelé empatou o prélio, pegou a bola no fundo da rede e a entregou a Fontana, dizendo: “Leve-a para a sua mãe. É presente do Rei”.

 O Vasco, que se deu mal mexendo com a fera, alinhou: Ita; Joel Felício, Brito, Dario e Barbosinha (Fontana); Maranhão e Lorico (Fagundes); Sabará, Viladônega, Saulzinho e Ronaldo, treinados por Jorge Vieira. O Santos, de Luís Alonso Perez, o Lula, foi: Gilmar; Dalmo, Mauro, Calvet e Zé Carlos (Tite); Lima e Mengálvio; Dorval, Pagão (Toninho), Pelé e Pepe.

 “Naquela noite, um conterrâneo meu estava no Rio de Janeiro e aproveitou para me ver jogando. Saiu do estádio, uns cinco minutos antes do final da partida, pegou um táxi e disse para o motorista: ‘Que bom. Vi o meu amigo Saulzinho jogar e a vitória do Vasco’. Então, o cara avisou-lhe: “O jogo terminou 2 x 2”, contou Saul, ao Kike da Bola.

 O segundo Saulzinho x Pelé  (nesta ordem porque o Kike é vascaíno) foi tarde de gloríssima glória para o gaúcho, de Bagé - Pelé é mineiro, de Três Corações. Rolou diante de 42.250 pagantes que  prestigiaram a partida válida pelo Torneio Rio-São Paulo e teve o ponta-direita goiano Luizinho abrindo o placar, aos 76 minutos. Mário Tilico acabou de descamaçar o Peixe, aos  83 e aos 89, por ordem de Seu Zezé Moreira.  

Vasco da Gama do dia: Gainete; Jol Felício, Brito, Fontana e Barbosinha; Maranhão e Lorico (Oldair); Luizinho, Saulzinho (Tilico), Célio e Zerinho. Os santistas eram: Laércio; Ismael, Joel, Modesto e Geraldino; Elizeu (Rossi) e Mengálvio; Doval, Toninho, Pelé e Noriva (Peixinho), ainda comandados por Lula. 

O primeiro pega dos artilheiros Saulzinho e Pelé está registrado no Caderninho da Colina como tendo sido o prélio 2.064 da rapaziada cruzmaltina. O segundo foi anotado pelo número 2.190. Quanto à imagem acima, foi montada pelo artista Renato Aparecida, atendendo pedido do leitor Artur Cortez Neto, de Cedro, no Ceará, à seção Correio do Torcedor, da semanária carioca  Revista do Esporte, que não chegou a atendê-lo. Então, o Kike o atendeu.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário