Vasco

Vasco

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

MEMÓRIA DA PUBLICIBRASPORT-19

Após a Seleção Brasileira de futebol ter ido à Suécia e trazido a Taça Jules Rimet pra estas terras brazucas, as Copas do Mundo seguintes fizeram começar um campeonato à parte: o das emissoras radiofônicas pelos melhores (financeiramente) patrocinadores.   

 Na Bahia, por exemplo, uma emissora que nem era a mais forte de Salvador nos esportes, ia até a magazine carioca de grande penetração nacional mostrar a sua cara (esta peça está em preto-e-branco, mas a casa chegou a promover-se à cores). Por ter força só regional, a Rádio Cruzeiro avisava que faria cadeia com a importante (e tradicional em Mundiais) Rádio Globo, do Rio de Janeiro. E glamurizava o seu anúncio, prometendo levar som ao ouvinte via o que mais de moderno existia em tratamento de sinais, uma agência governamental (Embratel), hoje já passada para a iniciativa privada. Observe que o anunciante repete os homens da Ditadura militar época do tri-1970 e usa a imagem de Pelé, sem consultá-lo, conforme revelou sobre a maioria dos anúncios em que aparecia em ocasiões copeiras

De sua parte, velha cobrideira de Copas do Mundo, a Rádio Tupi do Rio de Janeiro, que teve muitas equipes com locutores famosíssimos, as vezes mandava recado simples, como o tradicional "estamos aí" dessa peça. No entanto, o ilustrava por desenho bem criativo, ressaltando o seu brasileiríssimo símbolo indígena infantil e a cobiçadíssima mulher alada, que o Brasil namorou e fez cinco casamentos com ela - 1958/62/70/94/2002.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário