Surgida nos Estados Unidos, em 1908,
pelo dentista Neal Jenkins, a dentifrícia Kolynos saiu
de New Haven (Connecticut) e chegou ao Brasil, em 1917, fazendo a sua
primeira propaganda pela revista Selecta,
na mesma temporada. Por tradicionalizar a marca com embalagem no brazuca verde e amarelo, quando anunciava-se em magazines como O Cruzeiro (principal do país, entre as
décadas-1930 a 1960), explodia as suas cores, principalmente, pelo amarelaço cheguei. Mas produzia comerciais, também, em preto-e-branco, como veremos em futuros posts. Por não haver, ainda
o politicamente incorreto, a Kolynos
usou muito esportes só praticados pela elite financeira - tênis, automobilismo,
iatismo, por exemplo -, para passar recado de se alinhar aos jovens dinâmicos, embora pelos interiores do país a juventude jamais
tivesse assistido uma competição das modalidades citadas acima. Em 9 de janeiro de 1995,
a Colgate-Palmolive comprou o setor de higiene dental
na América Latina do grupo farmacêutico American Home Products-AHP, incluindo o controlado no Brasil pela Anakol (subsidiária da AHP), que tinha na
pasta dental Kolynos sua marca mais conhecida, dona de fatia superior a 50% do mercado.
No lugar da Kolynos, veio a Sorriso - e não mais anúncios esportivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário