Vasco

Vasco

sábado, 16 de janeiro de 2021

MEMÓRIA DA PUBLCIBRASPORT-16

 Surgida nos Estados Unidos, em 1908, pelo dentista Neal Jenkins, a dentifrícia Kolynos saiu de New Haven (Connecticut) e chegou ao Brasil, em 1917, fazendo a sua primeira propaganda pela revista Selecta, na mesma temporada. Por tradicionalizar a marca com  embalagem no brazuca verde e amarelo, quando anunciava-se em magazines como O Cruzeiro (principal do país, entre as décadas-1930 a 1960), explodia as suas cores, principalmente, pelo amarelaço cheguei. Mas produzia comerciais, também, em preto-e-branco, como veremos em futuros posts. Por não haver, ainda o politicamente incorreto, a Kolynos usou muito esportes só praticados pela elite financeira - tênis, automobilismo, iatismo, por exemplo -, para passar recado de se alinhar aos jovens dinâmicos, embora pelos interiores do país a juventude jamais tivesse assistido uma competição das modalidades citadas acima. Em 9 de janeiro de 1995, a Colgate-Palmolive comprou o setor de higiene dental na América Latina do grupo farmacêutico American Home Products-AHP, incluindo o controlado no Brasil pela Anakol (subsidiária da AHP), que tinha na pasta dental Kolynos sua marca mais conhecida, dona de fatia superior a 50% do mercado. No lugar da Kolynos, veio a Sorriso - e não mais anúncios esportivos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário