Vasco

Vasco

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

REVISTA DO KIKE - Nº 9 - OS ALVIAZUIS

 O Vasco da Gama colaborou com a Seleção Brasileira que disputaria a Copa do Mundo-1950, em dois dois jogos-treinos contra o escrete que, ainda, usava camisa azul e branco. No primeiro, 3 x 3, em São Januário, com gols vascaínos marcados por Álvaro, Xaxá e Nena (contra); no segundo, no Maracanã, os alviazuis mandadram  2 x 3 nos cruzmaltinos, com Jair e Vasconcelos comparecendo ao filó, pela Turma das Colina.

 Barbosa e Alfredo atuaram pelo time de São Januário, durante os dois jogos, e Augusto, Ely e Chico na segunda partida. Vale ressaltar que o Jair vascaíno das duas escalações não é o Rosa Pinto, o Jajá de Barra Mansa, que havia sido de São Januário, entre 1943 a 1946, por 196 jogos, marcado 62 gols (média de 0,39 gols por partida).

De acordo com as fotografias publicadas pelas revistas da Copa-50, parece que aquele Mundial de futebol foi o que apresentou as mulheres mais lindas deste planeta terráqueo. Pelo menos, foi o que o Kike constatou folheando na coleção do jornalista Aluísio Carvalho. Quanto à bola vascaína rolando em jogos -treinos, anote::    

Vasco 3 x 3 SeléBrasil rolou no 9 de junho de 1950, apitado por Oto Vieira, tendo os vasqueiros Maneca e Ademir Menezes (além do corintiano Baltazar) laçados os tentos alviazuis - a Seleção Brasileira ainda não era canarinha. Como, por aquele tempo, goleiro titula treinava no time reserva, para ser mais exigido, Barbosa foi escalado para a turma do Vasco, que alinhou mais: Laerte (Gim) e Wilson; João Martins, Lola e Alfredo; Ferrinho, Jair, Álvaro Xaxá, Ipojucan e Ismar. A moçada da Confederação Brasileira de Desportos-CBD, treinado por Flávio Costa (que era o comandante da patota vascaína), teve: Castilho; Augusto (Nilton Santos) e Juvenal (Nena); Bauer, Danilo (Rui) e Noronha (Bigode); Maneca, Zizinho (Jair), Adãozinho (Baltazar), Ademir e Chico (Rodrigues).

Imagem computadorizada pelo artista multimídia Renato Aparecida 

Vasco 2 x 3 SeléBrazuca foi em 18 de junho, tendo o Almirante navegado com: Barbosa, Augusto e Laerte; Ely, Lola e Alfredo; Jair, Vasconcelos, Álvaro Xaxá, Lima e Chico. A Seleção contou com: Castilho, Nilton Santos e Nena; Bauer, Danilo e Bigode; Maneca, Ademir Menezes, Baltazar, Jair e Rodrigues. Neste jogo, Ademir Menezes balançou, por duas vezes, as redes cruzmaltinas – Rodrigues fez o outro.

DETALHE: o jogo-treino de 18 de junho de 1950 representou a primeira vez em que a camisa do Almira desfilou pelo gramado do Maracanã. Depois, voltou à casa (ainda sem ser em um jogo oficial), na tarde de 30 de julho do mesmo 1950, em Vasco da Gama 1 x 0 Madureira, com gol marcado por Ipojucan, pelo Torneio Início do Campeonato Carioca (que só terminaria em janeiro de 1951). Oficialmente, o primeiro jogo vascaíno no Maraca foi em 27 de agosto de 1950, com 3 x 2 Bangu, pelo Estadual, com Ademir Menezes balançando o filó (gíria da época). Assim, como jogo-treino e Torneio Início não contam nas estatísticas, Ademir, então, fica sendo o proprietário do primeiro gol oficial vascaíno no Maracanã.

2 - Uma outra colaboração vascaína aconteceu em 4 de junho de 1972, no Estádio Castelão, em Natal-RJ, quando o time das garotada canaruinha era anunciado por seleção olímpica e preparava-se para disputar os Jogos Olimpicos da alemã Munique. Amistosamente, terminou no 0 x 0, assistido por 37.3436 pagantes. O Vasco tinha time teinado por Máreio Travaglini e alinhou: Andrada; Haroldo, Miguel, Moisés e Eberval: Edison Santos, Suingue e Marco Antonio Cordelli (Ademir); Jorginh Carvoeiro, Silva e Gílson Nunes. Selecioanda por Antoninho (Antônio Ferreira), figura muito ligada ao SantosFC, o time olimpico teve: Nielson; Aloísio (Terezo), Abel Braga, Wagner e Celso; Fred, Marquinhos (Paulo Roberto Falcão) e Dirceu Guimarães (Ângelo); Pedrinho (Tuca), Zé Carlos e Manoel.

DETALHE:  da turma olímpica-1972, somente o zagueiro Abel Braga, o meia-atacante Dirceu Guimarães (vestiram a camisa vascaina), e o apoiador Paulo Roberto Falcão, que dispenssa comentários, por ter sido um dos maiores craques de sua época, subiram ao Monte Olimpo. Dos demais, Nielson, após a aposentadoria, chegou a preparador de goleiros da Seleção Brasileira principal, e o botafoguense Tuca virou Tuca Ferretti e foi para o México fazer muito sucesso como treinador.        


Nenhum comentário:

Postar um comentário