Vasco

Vasco

quinta-feira, 14 de julho de 2022

                                                   14 DE JULHO



VASCO 3 X 2 FLAMENGO  valeu pelo primeiro turno do Campeonato Carioca-1929, temporada em que a rapaziada levou a taça, vencendo todos os “grandes” e distribuindo goleadas, como 9 x 1 Bangu; 5 x 0 Brasil; 5 x 1 Syrio e Libanez e 5 x 0 América. Naquele 14 de julho, foi um "vira-vira" acontecido em uma tarde domingueira, em São Januário. Emocionantissimamente, porque o visitante se arvorou em dar uma de bom na casa alheia. Pra nada, pois Mário Mattos empatou e desempatou, no primeiro tempo, e fez o terceiro, na etapa final. O chefe daquela rapaziada viradeira era o inglês Harry Welfare, que escalou: Valdemar, Brilhante e Itália; Nesi, Fausto e Mola; Paschoal, Pepico, Russinho, Mário Mattos e Santana.

VASCO 5 X 0 CANTO DO RIO  é da tabela do Campeonato Carioca-1963. Rolou em um domingo, em São Januário, com gols de Célio (2), Maurinho, Lorico e Altamiro. O treinador era Jorge Vieira e a rapaziada esta: Ita; Joel, Brito, Barbosinha e Dario; Maranhão e Lorico; Sabará, Célio, Altamiro e Maurinho.

VASCO 5 X 0 FLUMINENSE -  valeu pela Taça Guanabara-1965, em uma quarta-feira, no Maracanã, apitado por Eunápio de Queiroz, com gols de Célio (2), Mário ‘Tilico’ (2) e Luisinho Goiano. O treinador já era Zezé Moreira, que havia assumido o comando do time no início da temporada. Ele escalou: Ita (Levis); Ar, Brito, Fontana e Oldair; Maranhão e Lorico; Luisinho, Célio, Mário e Zezinho.

VASCO 3 X 2 BOTAFOGO, pelo Campeonato Carioca-1973, teve a galera comemorando no primeiro minuto. Ademir foi o cara na rede. E estava tão inspirado naquele sábado, que voltou ao filó, aos 17 do segundo tempo, depois de Roberto Dinamite ter explodido o dele, aos quatro, da mesma etapa. Aírton Vieira de Morais, o “Sansão”, apitou a pugna, que teve 37.777 pagantes e grana de Cr$ 304.412,00. O time vascaíno foi:  Andrada; Paulo César, Joel, Moisés e Alfinete (Fidélis); Alcir (Gaúcho), Zanata e Ademir; Luis Fumanchu, Roberto Dinamite  e Luís Carlos.
 DETALHE: da equipe alviengra, Hércules Brito Ruas havia sido um dos maiores zagueiros da história cruzmaltina, enquanto os  atacantes Ferreti e Dirceu viriam a ser vascaínos, futuramente.

14 de julho de 1974 - Vasco da Gama 2 x 0 Corinthians - tarde de domingo, com ... almas no Maracanã. Assim que o mineiro Maurílio José Santiago assoprou a "latinha", a "Turma da Colina" desgovernou o "Timão", via Roberto Dinamite e Jaílson. Foram lá nas redes corintiana darem uma balançadinha. O time cruzmaltino era treinado por Mário Travaglini e teve na súmula da partida: Andrada; Fidélis, Joel, Miguel e Alfinete; Alcir e Zanata (Ademir); Jaílson, Peres,Roberto Dinamite, e Luiz Carlos Lemos (Jorginho Carvoeiro).

VASCO 2 X 1 GUARANI - Um outro time paulista batido pelos cruzmaltinos nos 14 de julho foi o Guarani, de Campinas, em 1991. Em um amistoso domingueiro, na casa do “Bugre”,  o estádio Brinco de Ouro da Princesa, assistido por 818 pagantes, sendo 83 menores. A renda chegou a Cr$ 1.636.000,00 e o mediador chamava-se Flávio de Carvalho-SP. Com gols marcados pelo zagueiro baiano Missinho, aos três,  e pelo atacante paulista Sorato, aos 11 minutos, ambos do primerio tempo, o Vasco, treinado por Antônio Lopes, reuniu: Carlos Germano; Rauli, Missinho, Alê e Cássio;  Humberto, França, Willian e Bismarck; Sorato (Edil) e Bebeto.
DETALHE: o treinador do Guarani era Carlos Alberto Zanatta, que estivera no meio-de-campo cruazmaltino, em 1974, quanto a rapaziada conquistou o seu primeiro título do Brasileirão. Vascaínos e bugrinos só disputaram dois amistosos: 16.06.1960 – Vasco 0 x 0 Guarani e 14.07.1991 – Vasco 2 x 1.

Ainda, na data 14 de julho de 1924,– Vasco 1 x 0 Andarahy-RJ; 1990, Vasco 2 x 1 Vitória de Guimarães-POR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário