Vasco

Vasco

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

MEMÓRIA DA PUBLICIDADE NAS REVISTAS ESPORTIVAS BRASILEIRAS - AS "MAIS UMA"

  A tradicional ‘mais uma”. E não deveria ter sido, pois teve por editor um dos principais jornalistas esportivos do pais, Odir Cunha, e um ótimo grupo de consultoria – Roberto Rivellino (futebol), Emídio Marques de Mesquita (regras e arbitragem), Nun Cobra (fisiologia e educação física; Patrícia Bertolucci (nutrição) e Regina Brandão (psicologia esportiva).
 Paulistana,  lançada pela B&C Ampla Assessoria de Imprensa, Publicidade e Editora, em 1995, a REVISTA DO FUTEBOL teve a sua chegada saudada por famosos jornalistas esportivos paulistas, como Vital Bataglia, então editor de A Gazeta Esportiva, e Roberto Avalone, editor de esportes da TV Gazeta, ambos de São Paulo, mas não trouxe a “fantasia e a precisão que sempre marcaram o etilo de Odir”, com lembrou Avallone. Fez tudo o que Placar já havia feito, inclusive as aulas de técnicas de futebol (por Rivellino), o que Pelé e Placar haviam feito no começo da década-1970.
  O número inicial discutiu bem a questão da violência nos estádios, promovida pelas torcida organizadas, por texto de Mauro Cezar Pereira; relembrou a história de um dos maiores craques do futebol brasileiro, o são-paulino Canhoteiro, por Sérgio Baklanos; rolou as mágoas que Nelson de Filpo Nuñes tinha do Palmeiras, por sentir-se esquecido como o montador do time de 1965, campeão do Torneio Rio-São Paulo e único time brasileiro capaz de fazer frente ao Santos de Pelé e o que valeu à equipe o título de “Academia do Futebol”; traçou um perfil de Juninho Giroldo, começando a explodir no ataque do São Paulo, e  mostrou como um mito como Romário tinha s sua vida, aos 29 anos de idade, vigiada pela imprensa e a sociedade, e como respondia ao mundo que o vigiava.
 Embora tivesse trazido boas matérias na estreia, com data de 1º de abril, em 52 páginas quase todas coloridas e em papel cuchê, não comoveu os anunciantes – Planeta Futebol (loja de artigos esportivos); Feira Internacional de Esportes do Brasil (evento em julho de 1995, em SP);Rottis (loja de brindes); Vale Gastafácil; Expand (importadora de vinhos); Etti (divulgando catchup) e Dela Via (pneus), todos vendidos no mercado paulista. Também, houve anúncios da escolinha de futebol de Rivellino e do jornal A Gazeta Esportiva, o que deve ter sido permuta, troca de gentilezas.           
 O segundo número teve mais recados e já uma peça de um grande anunciante, a Volkswagen. Material esportivo da Reusch, anunciado pela Seven Seas Stationery;  pneus  da Della Via; pisos esportivos fexíveis Lisonda e Pelé Sports & Marketing, em parceria com a organizadora Lemos Brito, divulgando a já citada feira internacional de esportes do Brasil, também foram promovidos por páginas coloridas. A maioria, porém, ficou por conta de pequenas chamadas. Até uma espécie de classificados com várias opções para rolar a bola, como escolinhas, clínicas, recreação, etc.   
A edição mexeu com um acidente automobilístico envolvendo o atacante Edmundo, sem deixar de entrevistar vítimas e trouxe permutas com a TV Bandeirantes, Jornal dos Sports e Rádio Record-SP.  
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário