A proposta era boa: colocar em uma só edição o
máximo possível de modalidades. Afinal, desde as primeiras revistas esportivas brasileiras
de circulação nacional o que se tinha era o máximo de futebol e pouquíssimo de
outros esportes. Manchete Esportiva, maior projeto, até a década-1950, cobria bem grandes eventos de vôlei, basquete,
boxe, etc, mas não divulga tantas opções juntas em uma mesma semana. Podia até colocar
notas pequenas, com foto, em sessões,
mas ficava por ali. Placar foi pelo mesmo caminho.
Com a palavra Inter (em cima) e Esportes
(abaixo), esta experiência da Editora Multiesportes, lançada em 1998, circulou em
São Paulo, avisando que não iria muito longe. Embora fizesse capas com quem não
fosse futebolista e lhe abrisse um bom espaço, não trazia visual alegre. Sua
diagramação era pesadona e muitos textos longos e com poucos intertítulos. Mesmo
assim, em alguns números até conseguiu boa margem de anunciantes, a juglar pela qualidade do produto que era,
simplesmente, só “mais um” na praça.
O número 12, por exemplo, com o tenista Gustavo
Kuerten na capa, ainda curtindo as glórias do titulo de Rolland Garros-1997, e
anunciando o desejo de chegar a número 1 do mundo, vendeu 12 peças
publicitárias – DPaschoal (loja de produtos para automóveis); Itograss (grama para
campos de futebol); Bestway (provedor de Internet); Escola de Atletismo
Funilense/Unimed-Campinas-SP; Dunlop (divulgando bolas de tênis); Camp Esportes
(loja de material esportivo); Auto Shopp
Paulista (posto de gasolina, lojinha e de conveniência e padaria); I Jornada de
Fisiologia do Exercício do Cefise-1999) Sanasa-Campinas-SP (Dia Mundial da
Saúde) e Unimed-Campinas – há, também, um anuncio da rádio CBN, que pode ter
sido permuta e um da casa sobre roteiro da academias de ginástica em Campinas.
Com se observa, anúncios de um determinado raio de ação.
Em seu terceiro ano, o número 28 circulou com
10 anúncios, pouco para uma edição celebrando pela capa a “Olimpíada das
Mulheres”, em Sydney-2000, na Austrália, quando as brasileiras bateriam o recorde
de participação nos Jogos. Quando nada, ultrapassou as fronteiras de Campinas e
anunciou a 29º ENAF, jornada de Educação Física, em Poços de Caldas-MG; Mad
Troféus, loja esportiva paulistana e III Santa Mônica – Fitness, no Rio de
Janeiro (Congresso de Educação Física). Para uma revistas do final do século
20, que usava foto individual de atletas dividindo página, não animava muito,
não.
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