Vasco

Vasco

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

A PUBLICIDADE NAS REVISTAS ESPORTIVAS BRASILEIRIAS - AS "MAIS UMA"

  A proposta era boa: colocar em uma só edição o máximo possível de modalidades. Afinal, desde as primeiras revistas esportivas brasileiras de circulação nacional o que se tinha era o máximo de futebol e pouquíssimo de outros esportes. Manchete Esportiva, maior projeto, até a década-1950,  cobria bem grandes eventos de vôlei, basquete, boxe, etc, mas não divulga tantas opções juntas em uma mesma semana. Podia até colocar  notas pequenas, com foto, em sessões, mas ficava por ali. Placar foi pelo mesmo caminho.
 Com a palavra Inter (em cima) e Esportes (abaixo), esta experiência da Editora Multiesportes, lançada em 1998, circulou em São Paulo, avisando que não iria muito longe. Embora fizesse capas com quem não fosse futebolista e lhe abrisse um bom espaço, não trazia visual alegre. Sua diagramação era pesadona e muitos textos longos e com poucos intertítulos. Mesmo assim, em alguns números até conseguiu boa margem de anunciantes, a  juglar pela qualidade do produto que era, simplesmente, só “mais um” na praça.
 O número 12, por exemplo, com o tenista Gustavo Kuerten na capa, ainda curtindo as glórias do titulo de Rolland Garros-1997, e anunciando o desejo de chegar a número 1 do mundo, vendeu 12 peças publicitárias – DPaschoal (loja de produtos para automóveis); Itograss (grama para campos de futebol); Bestway (provedor de Internet); Escola de Atletismo Funilense/Unimed-Campinas-SP; Dunlop (divulgando bolas de tênis); Camp Esportes (loja de material esportivo); Auto  Shopp Paulista (posto de gasolina, lojinha e de conveniência e padaria); I Jornada de Fisiologia do Exercício do Cefise-1999) Sanasa-Campinas-SP (Dia Mundial da Saúde) e Unimed-Campinas – há, também, um anuncio da rádio CBN, que pode ter sido permuta e um da casa sobre roteiro da academias de ginástica em Campinas. Com se observa, anúncios de um determinado raio de ação.
 Em seu terceiro ano, o número 28 circulou com 10 anúncios, pouco para uma edição celebrando pela capa a “Olimpíada das Mulheres”, em Sydney-2000, na Austrália, quando as brasileiras bateriam o recorde de participação nos Jogos. Quando nada, ultrapassou as fronteiras de Campinas e anunciou a 29º ENAF, jornada de Educação Física, em Poços de Caldas-MG; Mad Troféus, loja esportiva paulistana e III Santa Mônica – Fitness, no Rio de Janeiro (Congresso de Educação Física). Para uma revistas do final do século 20, que usava foto individual de atletas dividindo página, não animava muito, não.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário