Um bela capa rubro-negra de 1937 |
As duas grandes
publicações sobre o Flamengo, antes da era digital, foram publicadas pela Gazeta
de Notícias e a Rio Gráfica Editora. A primeira lançou cinco fascículos, com o
título Mengo 70, cada um com 36 folhas. Contou tudo sobre a vida rubro-negra
até então, rica em fotografias, com belas ilustrações de Walmir e muitas charges
de Henfil. Só não tinha publicidade, passando a impressão de ter sido um
mutirão de rubro-negros, patrocinado pela publicante, confiada na venda avulsa
que sensibilizaria maior torcida do futebol brasileiro. Afinal, 180 páginas, no
tamanho 31cm x 24 cm, não eram nada barato, sobretudo devido fotos as coloridas
(havia muitas sépias, também).
Anúncio em revista do Alecrim-RN, em 2005 |
Empresa do grupo
Roberto Martinho, a Rio Gráfica vendeu 15 anúncios – cigarros LS, da Companhia
Lopes Sá; canetas Compactor; uísque Royal Label Extra; aguardente Pitu; lojas
Ducal, com Pelé garoto-propaganda de roupas em duas inserções; empresa estatal
de energia elétrica Light; empresas de aviação aérea VARIG e Braniff; lojas Ultralar; cuecas Alert; Investbanco; Fundos
Interval de Investimentos e Fidelidade; Instituto
de Investigações Cientificas e Criminais; Curso de Desenvolvimento Muscular Joe
Weider e os recados da casa sobre a trilha sonora da novela O Cafona, da TV Globo, a Rádio Globo e o jornal O Globo.
Quem pesquisar revistas de clubes pelas mais diferentes
partes do país, da época em que a instituição Flamengo ficava devendo uma grande
publicação à sua torcida, encontrará revistas melhores e com mais anunciantes em
centros muito menores do futebol brasileiro. Caso da Revista do Gama-DF. Entre
2000 e 2001, tinha patrocínios do Governo do Distrito Federal, divulgando o Banco
de Brasília, programas sociais esportivos e nota fiscal); da Assembleia
Legislativa do Distrito Federal; do Café do Sítio e da loja de material esportivo
Virada, as duas maiores empresas de seus setores na região; da Rhumell, marca
de material esportivo, e dos salgadinhos de milho Radical, este um pequeno
anunciante.
Revista do Gama-DF, em 2000 |
EM CATALÃO, no sul do
Estado de Goiás, o Clube Recreativo Atlético Catalano-CRAC, campeão da primeira
divisão estadual-2004, entregava aos seus torcedores um belo álbum histórico
com “um time de recados” – (11) - Prefeitura Municipal de Catalão; Camisa 10 e Esportes
Central (lojas de artigos esportivos); Dicebel (distribuidora de bebidas); Empreiteira
Hens; Almeida Self-Service (fornecedora de marmitex); Hebert Hegert Johanssen
(recuperadora de resíduos); Retífica e
Auto Peças do Marcelo e Marcelo Bombas, Injetores e Serviços; Gráfica São João; Anglo Catalão (ensino
infantil, médio e fundamental); Sapataria Brasil e Posto Avenida.
Nesse mesmo esquema comemorativo, em 2005, o
Alecrim Futebol Clube, de Natal-RN, celebrou 90 temporadas nos gramados também
com uma bela revista e muitos recados para um mercado publicitariamente pequeno
como o da capital do Rio Grande do Norte – Garra Vigilância; Fã Clube Além do
Horizonte (do cantor Roberto Carlos); PJ Locação e Serviços; Lavanderia
Primavera; Terceirize (projetos gráficos e editoriais); CDF Roberto Freire
(colégio); Sport Master (material esportivo); Centro Vital (medicina); Bazar
São Paulo; Picanha e Pizzaria do Quebras Osso; Prefeito Ozaílton Teodósio de Melo,
de Senador Elói de Souza; vereadores Júlio Protásio e Aquino Neto, de Natal; PPS
(partido político); Secretaria de Tributação-RN; Gaby (auto peças Fiat); Proceca
(contabilidade, processamento de dados, auditoria e advocacia); Ítalo Pinheiro
(advogado); Pro Seg (seguros); Cesário Móveis; Clube do Samambaia (samba
dominical); Torkauto (pneus, peças e serviços Michelin e BF Goodrich) e Fácil
Comunicação, esta a lançadora da revista, editada por Alan Oliveira, tendo por
destaque um pôster central com Mané Garrincha n time do Alecrim e o registro do
seu jogo pelo clube, em 1968.
De forma também "golaço", o paulista Guarani, de Campinas, publicou a história do cinquentenário do Estádio Brinco de Ouro da Princesa, patrocinado pela Medial Saúde. Além do rico acervo fotográfico do andamento da obra, mostrou ao leitor seus times que levantaram a galera, como o que goleou o Santos (com Pelé), por 5 x 1, na noite de 18 de novembro de 1964, e o primeiro campeão brasileiro de uma cidade do interior, o de 1978.
De forma também "golaço", o paulista Guarani, de Campinas, publicou a história do cinquentenário do Estádio Brinco de Ouro da Princesa, patrocinado pela Medial Saúde. Além do rico acervo fotográfico do andamento da obra, mostrou ao leitor seus times que levantaram a galera, como o que goleou o Santos (com Pelé), por 5 x 1, na noite de 18 de novembro de 1964, e o primeiro campeão brasileiro de uma cidade do interior, o de 1978.
Em um centro maior do futebol brasileiro, o
Esporte Clube Vitória, campeão baiano-2013, lançou o máximo do que se poderia esperar de uma
revista institucional esportiva. O seu nº 3, sem citar o ano, e com 60 páginas,
foi uma das melhores já publicadas no gênero no país, deixando para trás muitas revistas paulistas, do principal futebol brasileiro. Com edição de Yordan Bosco
e projeto gráfico, diagramação e tratamento de fotos a cargo de Alexandre Karr, só trouxe o anúncio da Locadora Mila. Os demais eram da casa, chamando o
anunciante. Estratégia baiana.
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