Vasco

Vasco

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

PUBLICIDADE NAS REVISTAS ESPORTIVAS BRASILEIRAS - MATCH PROGRAMMES

Os “match programmes” já existiam desde o século 19, na Europa.  No Brasil, rolaram pelo século 20. Inclusive, anúncio de venda disso rolou durante muito tempo pelo site Mercado Livre. O tema, entretanto, foi abandonado e só voltou à moda em 2006, com as revistas que circulando com o nome de “Preliminar” e tendo por pioneiro o Clube Atlético Paranaense, que lançou 72 números, até 2008, produzidos pela Stadium, que colocou 1,3 milhões de exemplares nas mãos dos torcedores.  
Vasco da Gama, Grêmio Porto-Alegrense e Confederação Brasileira de Futebol-CBF foram seguidores dos rubro-negros curitibanos que começaram o projeto com pouco anunciantes. A terceira edição, por exemplo, só teve quatro aportes publicitários – Sky (provedor de TV a cabo); Editora Positivo (vendendo CD do dicionário Aurélio); Sundown  Motos, em conjunta com B&M – Brasil Movimento S.A, e Pra Já (restaurante com música, happy hour e telão para jogos do Atlético-PR fora de casa).
 Com 16 páginas, a revista, toda colorida e em papel cuchê,  trazia, além do progama do jogo do dia, a ficha técnica; matérias com atletas do Furacão e até pessoal adversário; retrospecto das atividades do time durante a semana; entrevistas de perguntas e respostas; fotos com dados biográficos dos jogadores rubro-negros; situação do campeonato em disputa; teste de conhecimentos sobre a história do clube e vários anúncios da casa.   
Pelo final da publicação, o papel era um pouco mais grosso, seguindo, porém, os mesmos número de páginas e formato editorial. Já os anunciantes não cresceram tanto – Amil (plano de saúde); Editora Abril (divulgando o álbum de figurinhas Ratatouille); Stale Barros (agência de viagens); Expoente (escola curitibana, em duas páginas); Positivo (computador) e Wundown (motociclstas) estavam na edição de número 55.
 Pouco tempo depois, o Atlético-PR abandonou a “Preliminar” e lançou, em 1º de junho de 2009 a “UH! Calderão”, no mesmo molde, mas em tamanho menor, passando de 27cm x 20cm para 20cxm x 14cm. Estreou com CD/AM – Carolina Dias e Alessandra Mendes Marketing e Criação Visual; La Cabaña (churrascaria); Guiklaime (fotografrias de paisagens, pessoas, produtos e ambientes); Karina (divulgando  o chope da  Kaiser); Struz (produtos alimentícios, como carne de avestruz); Motos BMW Unstoppable K 1.300 GT) e Lar O Bom Caminho (assistência social para menores), o que pode ter sido gentileza da casa.    

COINCIDENTEMENTE, o Vasco da Gama lançou a sua "Preliminar” antes de um jogo contra o Atlético-PR, no sábado 19 de julho de 2010, pelo Campeonato Brasileiro. A projeção era de 15 mil exemplares para os jogos em São Januário e 80 mil nos grandes clássicos no Maracanã, com a gratuidade na oferta aos torcedores para ser compensada pelos “royalties” recebidos sobre os anúncios. Mas a crise no setor não permitiu ao clube ir além de 18 edições, que tiveram por diferencial gols famosos em quadrinhos, de autoria de Brenno Dias (roteirista, de 22 anos) e Denis Melo (desenhista, de 21).
Como a produtora foi a mesma agência que atendeu ao Atlético-PR, o formato editorial não mudou. Entre alguns anunciantes da Preliminar Vasco estiveram: Brahma; Belo Dente (plano dentário); Everest (divulgado Soft, purificador de água mineral); Azzurra Futebol  (loja de material esportivo) e Loterj (loteria estadual do Rio de Janeiro).   
A CBF demorou para aderir á proposta. Só editou o seu número inicial  em 4 de junho de 2011, para o amistoso Brasil x Holanda. No tamanho 10,5 cm por 7,5cm, foi uma bela edição, toda colorida, produzida pela  Klefer Marketing Esportivo, com 48 páginas abordando tudo o que o torcedor precisava saber sobre a história do confronto. Trazia entrevistas com  treinador Mano Menezes, colunáveis brasileiras contando sobre a sua maior emoção canarinha, e histórico de todos os atletas brasileiros convocados para a partida, além de foco também em astros do adversário.

PUBLICITARIAMENTE, a edição só trouxe dois anúncios da Klefler, o que significava da casa, e de um do site sobre peladeiros, o que não impediu o projeto de ir adiante.  Após quatro anos sendo o guia de jogo oficial da Seleção Brasileira nas partidas disputadas em casa, a “Preliminar CBF” fez a sua estreia internacional, durante o amistoso  Brasil x Costa Rica, pela Chevrolet Brasil Global Tour, em 5 de setembro de 2015, na Red Bull Arena, em Harrison/New Jersey-EUA, com distribuição gratuita ao jogo, por intermédio da Stadium Sports Publishing LLC, subsidiária da Stadium Comunicação nos Estados Unidos. O projeto foi em parceria com Pitch International e Klefer Marketing Esportivo, responsáveis pela organização dos amistosos da Chevrolet Brasil. A Stadium Sports Publishing teve o apoio da Professional Sports Publications CO, a maior empresa planetária em produção de "programmes", enquanto a PSP Sports é a responsável exclusiva para a comercialização dos espaços publicitários na revista Preliminar para partidas da Chevrolet Brasil Global Tour a serem disputadas nos EUA pelos próximos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário