Os “match programmes” já existiam desde o século 19,
na Europa. No Brasil, rolaram pelo
século 20. Inclusive, anúncio de venda disso rolou durante muito
tempo pelo site Mercado Livre. O tema, entretanto, foi abandonado e só voltou à
moda em 2006, com as revistas que circulando com o nome de “Preliminar” e tendo
por pioneiro o Clube Atlético Paranaense, que lançou 72 números, até 2008,
produzidos pela Stadium, que colocou 1,3 milhões de exemplares nas mãos dos
torcedores.
Vasco da Gama, Grêmio Porto-Alegrense e Confederação Brasileira
de Futebol-CBF foram seguidores dos rubro-negros curitibanos que começaram o projeto
com pouco anunciantes. A terceira edição, por exemplo, só teve quatro aportes publicitários
– Sky (provedor de TV a cabo); Editora Positivo (vendendo CD do dicionário
Aurélio); Sundown Motos, em conjunta com
B&M – Brasil Movimento S.A, e Pra Já (restaurante com música, happy hour e
telão para jogos do Atlético-PR fora de casa).
Com 16 páginas, a
revista, toda colorida e em papel cuchê, trazia, além do progama do jogo do dia, a
ficha técnica; matérias com atletas do Furacão e até pessoal adversário;
retrospecto das atividades do time durante a semana; entrevistas de perguntas e
respostas; fotos com dados biográficos dos jogadores rubro-negros; situação do
campeonato em disputa; teste de conhecimentos sobre a história do clube e vários
anúncios da casa.
Pelo final da publicação, o papel era um pouco mais
grosso, seguindo, porém, os mesmos número de páginas e formato editorial. Já os
anunciantes não cresceram tanto – Amil (plano de saúde); Editora Abril
(divulgando o álbum de figurinhas Ratatouille); Stale Barros (agência de
viagens); Expoente (escola curitibana, em duas páginas); Positivo (computador)
e Wundown (motociclstas) estavam na edição de número 55.
Pouco tempo
depois, o Atlético-PR abandonou a “Preliminar” e lançou, em 1º de junho de
2009 a “UH! Calderão”, no mesmo molde, mas em tamanho menor, passando de 27cm x
20cm para 20cxm x 14cm. Estreou com CD/AM – Carolina Dias e Alessandra Mendes Marketing
e Criação Visual; La Cabaña (churrascaria); Guiklaime (fotografrias de paisagens,
pessoas, produtos e ambientes); Karina (divulgando o chope da Kaiser); Struz (produtos alimentícios, como carne
de avestruz); Motos BMW Unstoppable K 1.300 GT) e Lar O Bom Caminho (assistência
social para menores), o que pode ter sido gentileza da casa.
COINCIDENTEMENTE,
o Vasco da Gama lançou a sua "Preliminar” antes de um jogo contra o Atlético-PR,
no sábado 19 de julho de 2010, pelo Campeonato Brasileiro. A projeção era de 15 mil exemplares para os jogos em São
Januário e 80 mil nos grandes clássicos no Maracanã, com a gratuidade na oferta aos torcedores para
ser compensada pelos “royalties” recebidos sobre os anúncios. Mas a crise no
setor não permitiu ao clube ir além de 18 edições, que tiveram por
diferencial gols famosos em quadrinhos, de autoria de Brenno Dias (roteirista,
de 22 anos) e Denis Melo (desenhista, de 21).
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Como a produtora foi a mesma agência
que atendeu ao Atlético-PR, o formato editorial não mudou. Entre alguns
anunciantes da Preliminar Vasco estiveram: Brahma; Belo Dente (plano dentário);
Everest (divulgado Soft, purificador de água mineral); Azzurra Futebol (loja de material esportivo) e Loterj (loteria
estadual do Rio de Janeiro).
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A CBF demorou para aderir á
proposta. Só editou o seu número inicial
em 4 de junho de 2011, para o amistoso Brasil x Holanda. No tamanho 10,5
cm por 7,5cm, foi uma bela edição, toda colorida, produzida pela Klefer Marketing Esportivo, com 48 páginas
abordando tudo o que o torcedor precisava saber sobre a história do confronto. Trazia
entrevistas com treinador Mano Menezes,
colunáveis brasileiras contando sobre a sua maior emoção canarinha, e histórico de todos os atletas brasileiros convocados para a partida, além de foco também em astros do adversário.
PUBLICITARIAMENTE, a
edição só trouxe dois anúncios da Klefler, o que significava da casa, e de um do
site sobre peladeiros, o que não impediu o projeto de ir adiante. Após quatro anos sendo o
guia de jogo oficial da Seleção Brasileira nas partidas disputadas em casa, a “Preliminar
CBF” fez a sua estreia internacional, durante o amistoso Brasil x Costa Rica, pela Chevrolet Brasil
Global Tour, em 5 de setembro de 2015, na Red Bull Arena, em Harrison/New
Jersey-EUA, com distribuição gratuita ao jogo, por intermédio da Stadium Sports
Publishing LLC, subsidiária da Stadium Comunicação nos Estados Unidos. O
projeto foi em parceria com Pitch International e Klefer Marketing Esportivo,
responsáveis pela organização dos amistosos da Chevrolet Brasil. A Stadium
Sports Publishing teve o apoio da Professional Sports Publications CO, a maior
empresa planetária em produção de "programmes", enquanto a PSP Sports é a
responsável exclusiva para a comercialização dos espaços publicitários na
revista Preliminar para partidas da Chevrolet Brasil Global Tour a serem
disputadas nos EUA pelos próximos anos.
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