Em algumas edições de Placar, há o número, mas não
se encontra a data. Caso dos especiais sobre as 50 melhores formações de
grandes clubes, como Flamengo, Corinthians, Santos, Vasco da Gama, Fluminense,
Palmeiras, entre outros; da série sobe as 100 principais fotos da história
deles e a revista (com trabalhos gráficos de Eder Evangelista e de Rodrigo
Makoto, reproduzindo quase que fielmente, as fisionomias dos atletas) dos times
(brasileiros) dos sonhos. Nenhuma tem anunciante. Outros especiais trazem
poucos recados, como o das 100 mais expressivas fotos da Seleção Brasileira –
Power-Bar (chocolate energético em barras) e Brahma (bebidas) – e dos 100 craques das Copas do Mundo – Sadia
(divulgando o lanche Hot Pocket); Volkswagen (divulgando o Gol Geração 4); Itaú
(banco) e Claro (telefonia).
Há, no entanto, edições
especiais datadas, como a dos 100 maiores craques do século – Nestlé e Rhumell
presentes –; Tira-Teima (perguntas e respostas) – Neston (da Nestlé) e Ele (dedicado
a Pelé) – nº 1.149 – Olympikus (tênis); DirecTV e Net (operadoras); Banespa (banco extinto); Centro
Educacional Objetivo; Brahma e Kelme
(tênis). Todos de 1999.
Placar fez edições
especiais, também, quando comemorou os seus 35, 40 e 45 temporadas de
circulação. Todas luxuosas e retrospectivas, evidentemente, embora com poucos
recados, relativamente – Adidas e Nike (material esportivo); Kildare (calçados
tênis); Samsung (celulares); Buster (áudio e vídeo automotivos); Rádio
Transamérica; Clear (anticaspa); Preserv (preservativos); Natura (perfumes); Dove
(antitranspirante); Ponto Frio (comércio); Centauro (lojas de material
esportivo); Pirassunga 51 ( cachaça); Volkswagen; AOC (TV LCD); Capemisa
(previdência privada); Visa (cartão de crédito); Bozzano (higiene pessoal, com
Ronaldo Fenômeno como garoto propaganda); BV Financeira; Maturatta/Swift
(churrasco) e Casa Flora (importadora).
EENTRE ESTAS EDIÇÕES ESPECIAIS de “Placar” – além de outras, como os guias, a história, o almanaque,
revelações, retrospectiva anual, finais e o melhor do Brasileirão, por exemplo
– há aquelas que pedem: “por favor, anunciem aqui”. Casos dos nº 1.400-A (memória-45
anos) e 1.401-A (Grandes Clássicos), ambas de 2015. Juntas, totalizam oito
páginas (brancas ou amarelas), só com o logotipo da revista e a chamada do tema
na terceira folha. Elas integram uma família nascida em janeiro de 1998, quando
o tamanho foi redefinido para 26,6 cm x 15,7 cm.
“Placar” já pisou na bola,
também, com o seu colecionador. A edição especial – nº 1.097, de outubro de
1994 –, contanto a história do futebol no Brasil, foi impressa em papel jornal,
igual ao que a Revista do Esporte usava em 1959 - Dumont e Orient (relógios); Companhia Brasileira
de Cartuchos (balas de revólveres) e Bruth Editorial (agendas para torcedores).
Muitos reclamaram. Os mesmos que aplaudiram o nº 1.000, com Pelé na capa, em
agosto de 1989, no tamanho 29, 8 cm x 23,5
cm – Brasilit (telhas); Caninha 51 (pingas); Bozzano (creme de barbear);
Kodacolor Gol 100 (filme fotográfico); Penalty e Topper (matereial esportivo);
Yakult (vendendo o energético Taf Man-E); Edouro (livraria do grupo Coquetel);
Centro Preparatório de Patrulheiros (para policia rodoviária); Instituto
Universal Brasileiro (ensino por correspondência); Bosch (velas automotivas);
Rádio Record; Ducha Tigre e Firestrone (pneus). A edição não contou o que rolou
pelas 19 temporadas de “Placar”, que teve números experimentais antes de ir às
bancas, e edições especiais sobre conquistas. Privilegiou a história pelas capas,
além de fotos de grandes fatos.
PLACAR MAIS – Bem antes de futebol, sexo e rock, o alibido da
rapaziada já era açulado nas páginas da
revista. Eram os tempos das Garota do Placar, quando muitas gatinhas exibiam os
seios até pelas capas. Em uma das
edições – 998, de 04.08.1989 – a paraense Maria Aparecida Rebelo Santos, então
cm 24 anos, tem uma foto completamente nua, desfilando em um carro alegórico da
Escola de Samba Camisa Verde e Branco, em São Paulo. A edição, no entanto, não
tinha anunciante.
As edições, que vararam a
década-1990, eram mais erotizadas, ainda, por um gato (personagem) que
respondia cartas e mostrava gatinhas mandando
avisar que eram privilegiadas pela natureza, como Leninha Sabrini – nº 1.011,
de 27.10.1989 –, Marianne Herdt – 1.12, de 03.11.1989 –, Adriana Tog – nº
1.025, de 02.02.1990 –, para citar
poucas. Alguns anunciantes das fase foram:
Rádio Record-SP. Telefunken (televisores); BS Eletrônicos (telões de
TV); Gilette (modelo Atra Plus); Centro Preparatório de Patrulheiros; Instituto
Universal Brasileiro; Casio (relógios e jogos eletrônicos); Esso (empresa
petrolífera); Topper (material esportivo); Gatorade (energético); Pepsi
(refrigerante); Tigre (duchas); Globus
(relógios); Penalty (material esportivo); Ford (montadora automotiva); Lorenzetti
(chuveiros, com Maguila como garoto propaganda); Philips (rádio e TV); Love
(máquina fotográfica); Campeã (roupas, meias, agasalhos, uniformes escolares);
Occidental Schools e Escolas Internacionais do Brasil (ensino de informática e
eletrônica à distância) e Sindicato Nacional da Indústria do Cimento.
Em abril de 2001, “Placar”
voltou a ser semanal. Em 2022, desistiu da sistemática. E passou por toda a
década sendo mensal, como foi negociada, em 2015, com a Editora Caras. Antes,
na década-1990, adotou o seu menor tamanho – 26,5 cm x 20,2 cm –, ficando quase nas
dimensões da Revista do Esporte, a qual sucedera nas bancas, a partir de
1970.
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