Vasco

Vasco

sábado, 20 de fevereiro de 2016

BELAS DA MANCHETE ESPORTIVA - INÊS

A homenagem de hoje vai para uma atleta da décadas-1955, Maria Inês Rocha, que tinha 20 anos quando Ângelo Gomes a fotografou, para a penúltima página da “Manchete Esportiva” Nº 4, de 17 de dezembro de 1955. Ela era fogo. Literalmente! E nem o fogo apagava o seu fogo de participar. Por exemplo, durante os Jogos da Primavera de 1952 – promoção do “Jornal dos Sports” –, ao dar a volta olímpica, com a tocha mas mãos, queimou uma delas, e nem se tocou, de tão emocionada que estava. Para aquela garotinha, então com 16 anos, o fogo era o fogo sagrado do esporte.
Inês, como as amigas a tratavam, era uma multiatleta. À época em que foi clicada pela revista carioca, já colecionava 80 medalhas, conquistadas em modalidades como atletismo, esgrima, hipismo, iatismo, natação (foto), remo e voleibol. Só faltava não ciclismo. Medindo 1m70cm, no seu tempo atlético, a sua estatura era privilegiada para a mulher brasileira.
Maria inês competia pesando 60 quilos e fora, por duas vezes, campeã de eficiência dos Jogos, oi que lhe valeu a dourada “Medalha Milo”. Mas, incrivelmente, a medalha que ela mais adorava a era uma de  bronze (terceiro lugar), por ter sido a de sua estreia como atleta, no revezamento 4 x 75 metros.   
Nascida em Cambuci-RJ, Maria Inês Rocha tinha 11 irmãos. Estudava no Colégio Anglo-Americano e gostava de ler Jorge Amado e John Steinbeck. Com toda moça de sua idade, não dispensava um troque de elegância em seu modo de ser, perfumado pelo aroma de Margaret Duncan.  
Uma outra atleta homenageada é Piedade Coutinho, que foi uma das maiores nadadores do país. Foi uma das primeiras mulheres a representar o Brasil em Jogos Olímpicos. Foi a duas, as de 1936 e de 1948. No currículo, juntou 24 títulos de campeã continental e brasileira. Quando posou para esta foto, ele trabalhava, na piscina com crianças portadores de paralisia infantil. E treinava , pesando em novos desafios olímpicos. Mesmo depois de ter feito uma parada em suas competições, devido ao casamento.
"Congratuleixans" do Kike à linda, deslumbrante, inteligente, guerreira, mulher brasileira, neste seu dia nacional. 


 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário