DAMA DO IATISMO - Clara Demaison era tão louca pelo iatismo que, três hora antes de dar a luz ao primeira filho, estava à beira do mar, no Yatch Clube do Rio de Janeiro. Esperava pelo barco “Vendaval”, que vinha de Buenos Aires, trazendo o marido a bordo. Campeã na classe Star, para pequenos percurso e duas pessoas, Clara velejava desde 1947, na época com velas de nailon, importadas. Clicada por Jankiel Gongarowski, ela foi destacada pelo Nº 61 das “Manchete Esportiva” que circulou a partir de19 de janeiro de 1957.
Você se lembra da primeira vez em que viu a "Turma da Colina" rolando a bola no relvado? Se quiser contar ao Kike, mande brasa, que mais de 270 mil "kikenautas" vão gostar, com certeza, de conhecer a sua história. Quem estreia esta nova série é o "vasconauta" Adelino Pinto da Silva, que mora no Rio de Janeiro e contou pra galera:
"Eu nunca tinha visto um
jogo do Vasco da Gama, até porque, na ocasião, morávamos em uma pequena cidade do
interior. Aconteceu na noite da terça-feira 24 de janeiro de 1950. O time vascaíno, que havia atuado, no domingo anterior, na capital paulista, pelo Torneio Rio-São Paulo, aproveitou a folga na tabela, desceu a serra e esticou a viagem até Santos. Chovia muito e o gramado de Vila Belmiro
(o então modesto Estádio Urbano Caldeira) estava, parcialmente, encharcado, alagado.
Localizadas atrás das balizas, as arquibancadas eram bastante precárias, bem
como a iluminação do estádio. Embora o encontro fosse amistoso, sem pontos em disputa, o clube praiano, temeroso do poderio do esquadrão vascaíno, tratou
de reforçar a sua equipe, pedindo, por empréstimo, ao Palmeiras, o seu excelente centro-avante (ou meia-esquerda argentino) Bóvio.
E rolou a bola. O Vasco sofreu o primeiro gol da partida, mas
reagiu e virou o placar, para 2 x 1. No segundo tempo, descansando alguns titulares, a esquadra do "Almirante" navegou mais devagar e permitiu ao "Peixe" beliscar o empate, com a sua isca na rede pescada pelo "hermano" Bóvio.
Lembro-me de um detalhe inesquecível: estávamos
próximos à bandeirinha “do córner” e chovia muito durante a partida. Quando o Chico (Aramburo, ponta-esquerda cruzmaltino) ia bater um escanteio, a água cobria os seus tornozelos".
Adelino Pinto da
Silva- Rio de Janeiro - RJ.
Tesourinha, Ipojucan e Maneca estiveram naquele jogo, exceto Friaça, o do centro, e Djayr, o ponta-esquerda, fotografados por O Globo Esportivo |
KIKE NO LANCE: Santos 2 x 2 Vasco, em 24.01.1950, na Vila Belmiro, teve arbitragem de Mister Sunderland e renda de Cr$ 187 mil, 101 cruzeiros, a moeda da época. Maneca e Telesca (contra) compareceram à rede, em nome desta rapaziada: Barbosa, Augusto e Wilson; Ely, Danilo e Alfrdo (Lola); Tesourinha, Maneca (Álvaro), Ademir Menezes, Ipoijucan (Lima) e Mário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário