Os fabricantes de automóveis, pneus, componentes
e oficineiros pouco anunciavam nas revista esportivas. O grosso deste mercado foi
dominado pelas magazines semanais O Cruzeiro e Manchete, principalmente a primeira.
Na década-1950, quando o Brasil começou a fabricar automóveis, no governo do presidente
Juscelino Kubitschek, eram muitos os anúncios, sempre trazendo fotos e desenhos
que davam a entender terem vindo dos Estados Unidos, com os recados traduzidos
por aqui. Caminhões e pneus eram os mais oferecidos.
É de se
imaginar que a indústria automobilística não usasse tanto revistas esportivas
pelo fato de que o torcedor brasileiro era um sujeito “duro”. Automóvel demorou
a deixar de ser artigo de ricaços, além de que o povão ia aos estádios usando
linhas de ônibus. Se na década-1950 nem
10% da nossa população possuía geladeira, a porcentagem caía ainda mais quando
se tratava de automóveis.
Mesm assim, a alemã Volkswagen anunciou na
Revista do Esporte. Inclusive, uma de suas peças batia inteiramente com o
espírito festivo do torcedor brasileiro. Se o sujeito gozador dizia para o
simpatizante de um chamado clube “pequeno” que a torcidas dele cabia em uma Kombi,
a agência que atendia à marca produziu um assim, mostrando jogadores uniformizados, saindo de
dentro da perua uniformizados, prontos para entrarem em campo.
O produtor do anuncio marcou um golaço até pelo título: 3 x 1. Dizia o seu texto: “É o resultado que faz da Kombi a campeã do bom senso em transporte de carga e passageiros. São 3 em 1. Com os bancos, ela transporte 9 passageiros com toda a suas bagagem (E não é preciso se apertar muito para levar um time de futebol)...Se em vez de ir jogar futebol você for à praia, por exemplo, toda a família pode ir junto. Cabe até o quadradinho do bebê...Temos a certeza de que você sempre sai ganhando...”
Foram várias a peças da Volkswagen – “o bom
senso sobre rodas”, como se anunciava. Por exemplo, quando lançou o modelo
pick-up, tipo vendido com a carroceria sem cobertura, a empresa ofereceu aquilo
ao consumidor e, exibindo foto, chamou a postura de “Absurdo”, indagando: “Porque
gastar dinheiro se o Furgão VW já vem coberto?” Mas os alemães não foram longe
em sua parceria com a RE, como a bateria Heliar, que atravessou décadas. Esta teve cadeira
cativa, por muito tempo, em uma das sessões mais lidas da semanária, o Correio
do Torcedor, por onde a rapaziada pedia capas e matérias com os seus times e
ídolos, e indagavam sobre fatos do futebol.
O produtor do anuncio marcou um golaço até pelo título: 3 x 1. Dizia o seu texto: “É o resultado que faz da Kombi a campeã do bom senso em transporte de carga e passageiros. São 3 em 1. Com os bancos, ela transporte 9 passageiros com toda a suas bagagem (E não é preciso se apertar muito para levar um time de futebol)...Se em vez de ir jogar futebol você for à praia, por exemplo, toda a família pode ir junto. Cabe até o quadradinho do bebê...Temos a certeza de que você sempre sai ganhando...”
Produto da Saturnia SA, esta jamais mudou a
sua peça publicitária, trazendo um carro enguiçado, com o motorista fazendo aquela
cara e dois caras o empurrando. Entre o desenho e um foto do acumulador
elétrico, lia-se: “É este seu caso?...não dá partida? Então é a bateria! Resolva
o caso de uma vez com baterias Heliar, energia inesgotável”.
Circulando pelo setor, as vezes apareciam
pequenos anúncios da área, como arrumação de carburador ou daqueles cursos tipo
“garanta o seu futuro”. Um deles, o carioca Urubatan, oferecia o ensino de
mecânica, eletricista de automóveis e de enrolados, e aulas práticas com “equipamentos
moderníssimos”. Exceto o anúncio do time saindo de dentro de uma Kombi, os
demais não encantaram. Como os veiculados pela Manchete que traziam desenhos
coloridos encantantes, principalmente dos DKV-Vemag e da Rural Willis.
Embora não fosse do setor automobilístico, mas do transportador aéreo, digamos, parente próximo, a VARIG também anunciou-se pela RE. Foi em 1959, quando era a maior da sua turma na América Latina.
Embora não fosse do setor automobilístico, mas do transportador aéreo, digamos, parente próximo, a VARIG também anunciou-se pela RE. Foi em 1959, quando era a maior da sua turma na América Latina.
Justo o que eu procurava sobre bateria heliar bh
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