Letras incomuns em revistas esportivas |
Com 98 páginas na primeira edição, embora
tivesse cara gráfica de revistas consumidas por adolescentes amantes de skate e
de roque barulhento, a proposta exigiu um bom nível cultural para o leitor que
deparou-se, entre outros, com textos sobre treinamento técnico, tático,
condicionamento físico, medicina, nutrição, marketing e lei. Da área “bem
ligada” da galera, a “Invicto” não esqueceu de pauta sobre os “games”.
De início ofereceu-se ao anunciante espaço
tamanho 27,5 x 20,5cm, aceito por sete visitados – Puma; Honda; Realtex (protetores
esportivos, como tornozeleiras, caneleiras e bermudas térmicas anatômicas);
Greenpeace (organização não governamental internacional defensora da natureza);
Transpirando Arte (design editorial, ilustração, broadcast); site Uol e a marca
de tênis Kelme. Talvez, “Invicto” tivesse conseguido mais, se não oferecesse
publicação tendente para o lado técnico. Temas tratados e citados acima já não
eram novidade, bastante lidos ali na esquina. Manchete Esportiva, por exemplo,
já trazia coluna para o desportista ler sobre a medicina desde a década-1950. Também
jogou contra matérias sem visita ao futebol do dia a dia e muitos textos
longos, sem intertítulos, os descansadores de vistas.
DOIS ANOS DEPOIS, quando a nona edição estava nas bancas, trazendo 116 páginas de muito boa leitura, “Invicto” já havia abandonado o “visual grafiteiro” e o nome do ilustrador Everson Nazari nem aparecia mais em seu expediente, substituído pelo produtor gráfico Giuliano Micheletti. Estava mais leve e sumido com fonte gráfica incomum. Agora, comunicava-se por letras entre Script MT Bold e Freestyile Script, rapidamente compreensíveis.
lustração tipo grafiteiro |
Como se observa, anúncios
bem colocados, ligados ao mundo do esporte, principalmente os seis primeiros. E
concordemos que a cervejinha seria a camisa 12, pois o torcedor não a dispensa
antes e depois do jogo, principalmente se o seu time vence, o que ele volta a comemorar
via videoteipe e programas da TV, após ir e voltar do estádio em um carro
confortável, ouvindo, pelo rádio, os comentários e entrevistas resultantes de
uma permuta entre a emissora e a revistas, o que, como já lemos, é coisa antiga.
ENTRE O FINAL de novembro
e o início de dezembro-2009, “Invicto” cresceu. Literalmente! Passou a ter o
tamanho 34,5 x 26,5 cm, só tendo sido menor na história das revistas esportivas
brasileiras do que “Placar” da fase “futebol, sexo e rock & roll”, que
teve, por exemplo, o número 1.111, uma edição pôster de campeões-1995, lançado
em janeiro de 1996, medindo 36 x 28 cm. A Editora Esfera experimentou um tamanho
em que o “reclame” dos seus anunciantes poderiam ter melhores visualizações, o
foi entendido por sete anunciante do número 13: cerveja Itaipava; motocicletas Honda; Bienal Parque do
Ibirapuera-SP-2010; Consórcio Nacional Garinni (motos); ttk-SP (marketing esportivo
promovendo a oitava edição da Futcup-2010, “maior competição intercolegial do
Brasil, com 100 mil estudantes e cinco mil atletas”; TNT, energético, segundo o
qual “após balada, jogador cobra escanteio, corre para cabecear e faz golaço”,
e chuteira Predator X da Adidas, além de uma (possível) permuta com a Rádio
Bandeirantes, promovendo o narrador esportivo
José Silvério.
“Invicto”, além de preservar a história do
futebol, divulgava-se ecologicamente correta, sendo a “única revista
impressa em papel pólen, certificado
pelo maior selo verde do planeta, Forest Stewardship Council”. Motivo de parabéns, mas atitudes ecológica não comovem
anunciantes, tanto que a revisa parou de circular pelo número 14, mesmo com o
aporte de seis anúncios de página inteira do supermercado Extra, que entrou,
ainda, como anunciante máster, por duas páginas divulgando o evento Universo
Futebol, “o maior festival de futebol da América Latina”, proporcionando
clínicas, palestras, mesas-redondas, mostras de cinema e literatura, exposição
de arte e fotografia, ‘game zones’ e presença de grandes marcas”, no Parque do
Ibirapuera, entre 15 e 18 de abril-2010.
A última edição da
revista teve a presença, ainda, do Grupo Pão de Açúcar; Uol Futebol (site);
Centauro (produtos esportivos, em duas folhas) e BandNews, o que pode ter sido
uma nova permuta. Há, ainda, a divulgação do livro “Pelé 70” e de Universo
Futebol, sem divulgadores, o que pode ter sido cortesia da casa. Que fecharia a
porta na virada da última página.
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