Separadas no tempo por uma linha divisória, a Revista
10, lançada em 2004, a Invicto e a Trivela, ambas em 2066, e a FootBall, em 2010,
tiveram em comum a prioridade ao lado histórico do futebol, a impressão a cores
e o rápido tempo de circulação.
A primeira
pode ter inspirado a segunda, pois um dos seus cabeças a citou por um editorial,
além de que o formato de suas entrevistas e matérias é como se tivéssemos
apanhado a que veio depois e voltado ao passado com a impressão de já ter visto
isso antes. As diferenças estão no fato de a Revista 10 usar bastante
intertítulos, não comum à “simpatizante”, e a diagramação da Invicto contemplar
muitos boxes e outros detalhes coloridos, além de ter começado usando títulos
com fontes lembrando escritas de grafiteiros, o que não se via mais abrindo-se
o número 6, em 2007.
Revista 10, com 68 páginas, foi a primeira no
Brasil a ser dirigida por uma mulher, Noelly Russo, chefe de redação, quando
elas já invadiam, com força, o universo machista brasileiro do futebol. Quando
Sílvia Regina já apitava jogos do Campeonato Paulista, o principal do país, e
Soninha Francine deixava a rapaziada de queixo caído comentando as partidas.
Desde que fora lançada “Mineirão”, em 1969, em
Belo Horizonte, uma enciclopédia do futebol mineiro em forma de revista –
inteiramente sem anunciantes –, a
imprensa não publicava algo gênero no
país. Por sinal, esta produção, que teve Hélio Fraga, como chefe de redação, contou
com a colaboração do preparador físico Admildo Chirol e do médico Hílton Gosling,
ambos ligados à Seleção Brasileira; do considerado melhor árbitro de futebol do
país, Armando Marques; do radialista, colunista de jornal, escritor de livros
sobre histórias do futebol e então treinador do selecionado nacional João Saldanha,
além do futuro escritor de grande sucesso Roberto Drumonnd, então colunista esportivo
no jornal diário Estado de Minas, e dos chargistas Ziraldo, já o mais famoso do
país, Lan, também aplaudidíssimo, e Henfil, este começando a ser conhecido pelo
país inteiro devido a publicação das tira Urubu, pelo carioca Jornal dos
Sports.
Camisa 10, no entanto, correu em buscas de anúncios
e estreou com oito – NET (TV a cabo); Samsung
(marca de TV); Mitsubishi Motors (automobilística); Diadora (chuteira); Olé
(bola); Hagakure, livro filosófico de Yamamoto Tsunetomo, e Agenda Futebol
2004, ambos lançados pela Conrad Editora e Flanax (contra dor muscular). Na segunda
edição, manteve só Hagakure e Olé, mas conseguiu mais cinco – Ford, divulgando
o modelo EcoSpport; LG, promovendo o celular G7.100 Life´s Good, e Nokia, como “game”
N-Gage na praça.
Para um revista daquele nível, principalmente
pela qualidade do papel e a cara impressão colorida, a quantidade de núncios (13)
foi pequena para duas edições lançadas,
mesmo com alguns de páginas duplas. E aquele bom serviço prestado ao torcedor tirou
o seu time de campo com apenas três visitas às bancas. Da última vez, prestigiada
por apenas cinco peças publicitárias – Sky (TV a cabo); Gillete; EGM, “games”
da Eletronic Gaming Monthly; Conrad Editora e bola Olé.
No que disse espeito a FootBall, esta foi
fundo na busca de patrocinadores para o seu número de lançamento, valendo para março/abril
de 2010. Produto bimensal da J&P Comunicação, teve por “publishers”, como
escreveu em seu expediente, Daniel Japiassu e Marco Aurélio Galvão, que prestigiaram
a mulher, entregando a Márcia Lobo o cargo de editora executiva. Pelo exagerado
número de paginas (132), nunca aparecido em nenhuma revista esportiva brasileira,
desfilaram.... anúncios – Athleta, material esportivo brasileiro surgido em
1935; Bayard (loja paulista de material esportivo); Embratel
(operadora de TV); Ticket (divulgando seus serviços para restaurante, alimentação,
car, transporte e aplicativos de iPhone
e iPod); Cerveja Devassa; Inbra Blindados (tecnologia de segurança para automóveis);
Lincx (plano de saúde); Latinsports (comunicação esportiva, aviação de marcas, assessorias
e gestão de eventos); Boston Medical Group (saúde sexual); Hospital São
Luiz-SP; Unyco (comodidade em eventos); South African Airways (empresa aérea);
Triumph Motocycles (loja paulista revendedora de motos); Ping Pong (restaurante
paulista); Pelé Club (academia paulista de ginástica); Pelé Arena (rede
cafeteira temática em futebol); BandSports (canal esportivo de TV); Guru Filmes;
Anon Affinity Latin America (consultoria, criação de projetos e gestão de
massificados, este com duas páginas, uma dela com um texto tipo matéria paga assinado
pelo CEO José Carlos Macedo; o O Investidor (site informativo para investidores
no mercado financeiro) e Keep Walking, o uísque das Johnnie Walker que se dizia
ser um “gol de letra”. Com foi a revista, que só durou cinco edições, a última
com 15 recados e um deles, de um canal televisivo, podendo ser permuta.
Das empresas citadas acima,
três estiveram presente na primeira edição – Banco Itaú; Boa Vista (mercado financeiro);
Nespresso (máquina cafeteira); Docol (metais sanitários); Dilson Caputo
International Real Estate (invetimento em imóveis nos Estados Unidos); Consulting
House (encontros para negócios); Casillero del Diablo (vinho chileno); Latin
Promo (agência de marketing promocional); Hooters American Restaurants-SP;
Fundação Pero-Sangue-Hemocentro de São Paulo; Linha Antisséptica Grasnado;
Everlasts (material esportivo do pugilismo) e Inovatto Seguros foram os últimos
anunciantes, já em 2011.
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