Pelos
inícios do século 20, quando, quando o
remo era o esporte predileto do Rio de Janeiro, a capital do país, comerciantes
levavam remadores, rapazes musculosos e vendendo saúde, para impressionar os fregueses,
em horários de piques. Foi por ali que a publicidade descobriu o esporte como
grande anunciante. Já iam longe os tempos em que o imperador D. Pedro II tinha
o índio como o grande símbolo, o que o fez de o nosso primeiro
garoto-propaganda, e não muito distante de quando a República o trocou pela exaltação
à figura da mulher.
Rolaram
os tempos republicanos e os atletas passaram a anunciar produtos. Na época,
falava-se em reclames. Mais tarde, quando o futebol já havia deixado para trás,
de há muito, o lugar do remo na preferência do desportista carioca, o
atacante Leônidas da Silva, campeão carioca-134, pelo Vasco da Gama, fez a
primeira divulgação de um produto, pela imprensa. Estava aberta a temporada da
tabelinha atleta-publicidade na revistas e jornais esportivos do país
Houve épocas, no entanto, em que a publicidade esteve, total e politicamente incorreta, associando produtos inteiramente incompatíveis com a vida desportiva, principalmente, bebidas alcoólicas e cigarros. Até o "Rei Pelé", quando era um garoto sem muita noção do perigo, chegou a fazer propaganda de cachaça. Na TV, a partir da década-1980, quando começaram a serem veiculados clips televisivos, os cigarros apresentavam verdadeiras superproduções tentando mostrar que fumar era curtir emoção muito forte, como tenta vender estas foto que foi publicada em vários magazines. Tudo isso você vai acompanhar aqui por esta série.
Associação da marca à imagem do sucesso |
Houve épocas, no entanto, em que a publicidade esteve, total e politicamente incorreta, associando produtos inteiramente incompatíveis com a vida desportiva, principalmente, bebidas alcoólicas e cigarros. Até o "Rei Pelé", quando era um garoto sem muita noção do perigo, chegou a fazer propaganda de cachaça. Na TV, a partir da década-1980, quando começaram a serem veiculados clips televisivos, os cigarros apresentavam verdadeiras superproduções tentando mostrar que fumar era curtir emoção muito forte, como tenta vender estas foto que foi publicada em vários magazines. Tudo isso você vai acompanhar aqui por esta série.
Nenhum comentário:
Postar um comentário